Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press
Diferentemente da presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS), que rompeu com o governo e seguiu com apadrinhados no Executivo, o deputado Raimundo Ribeiro (PSDB) deixou a base e exigiu que todos os indicados peçam exoneração. O tucano tomou a decisão em encontro com a equipe em uma casa no Lago Norte na manhã desta quarta-feira (24/2), um dia após o socialista exonerar o secretário de Justiça, João Carlos Souto; o subsecretário do Sistema Penitenciário, João Carlos Lóssio; e o diretor do Presídio do Distrito Federal 1 (PDF 1), Mauro Cezar Lima.
Líder do governo na Câmara Legislativa até março de 2015, Ribeiro afirmou não ser ele quem deixa a base, mas que “o governador se divorciou de nós”. “Todas as pessoas do grupo político entenderam que o governador foi deselegante e desrespeitoso”, criticou. “Souto, Lóssio e Mauro são profissionais da mais alta competência. Se foi assim com eles, imagine com os outros”, ponderou. Com a saída do distrital do PSDB, o comando do Na Hora, do Procon, a Secretaria de Justiça, o sistema prisional — que Rollemberg deve vincular à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social — e a administração de Sobradinho ficarão vagos.
Apesar da variedade de cargos à disposição, o deputado não era um dos mais fiéis da base aliada na hora das votações do Executivo: dos 95 projetos do GDF apreciados em plenário em 2015, o tucano disse sim a apenas 59, à frente apenas de Chico Leite (Rede), dos oposicionistas Robério Negreiros e Wellington Luiz (ambos do PMDB) e de três distritais que não estiveram na Câmara durante todo o ano — Cláudio Abrantes (Rede), Dr. Michel (então no PP, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do DF) e Roosevelt Vilela (PSB).
O tucano fará pronunciamento para anunciar a saída às 16h, no plenário da Câmara.
ANA MARIA CAMPOS O ex-deputado Geraldo Magela (PT-DF) anunciou nesta tarde (05/02) que, em nome…
ANA MARIA CAMPOS Relator do Habeas Corpus em que a defesa de Pedro Arthur Turra…
ANA MARIA CAMPOS MILA FERREIRA O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou um procedimento para…
ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…
ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…
Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…