câmeras Rafael Parente secretário de educação
câmeras Rafael Parente secretário de educação Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press câmeras Rafael Parente secretário de educação

Rafael Parente se filia para criar frente que pode ser liderada por Huck

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O ex-secretário de Educação Rafael Parente se filiou ao Cidadania (antigo PPS) com a perspectiva de criar no DF uma nova frente política. Ele deve se candidatar nas próximas eleições a algum cargo público, possivelmente ao Executivo, na onda de um projeto nacional que pode ser encabeçado pelo apresentador Luciano Huck. Os dois se conhecem há tempos pelas ligações de família. Rafael é filho do ex-ministro Pedro Parente, parceiro político do economista Andrea Calabi, padrastro de Huck. O ex-secretário já tem cadeira garantida na executiva nacional do partido, por indicação do movimento Agora. “Queremos construir uma frente com novidades na política, técnicos e pessoas que desejam a renovação”, afirma. “Um caminho alternativo, já que os dois pólos que se enfrentam hoje estão desgastados”, acrescenta, referindo-se aos seguidores de Lula e do presidente Jair Bolsonaro.

Separação com o PT e casamento com o PDT

Depois de mais de 30 anos como militante e importante quadro do PT, o ex-deputado Wasny de Roure se filia na próxima semana ao PDT. O evento vai contar com a presença de pedetistas, como o presidente nacional, Carlos Lupi, o ex-deputado Joe Valle, e o secretário de Juventude do governo Ibaneis Rocha, Léo Bijos. Candidato ao Senado na última eleição, Wasny teve 218.058 votos. Ficou em quarto lugar, com 8,08% dos votos. O então petista deixou a eleição magoado com o partido. “Não havia interesse do PT. Me senti muito desvalorizado”, afirma. Há tempos, Wasny vinha cobrando uma reavaliação interna e reclamava do projeto exclusivo relacionado ao Lula livre. Sai depois de seis mandatos como deputado e oito candidaturas, mas sem brigas. Foi uma separação, ocorrida em abril, sem sequelas. Agora começa uma nova união, com os pedetistas. Wasny deve se candidatar novamente em 2022.

Na expectativa

Além do PDT, Wasny de Roure recebeu outros convites para filiação. Pelo menos dois outros partidos o convidaram. É o caso do PSol e do PCdoB. Wasny diz que pensou muito. “Se eu tivesse 18 anos, me filiaria ao PSol. Mas escolhi o PDT pela bandeira pela educação”, conta. Wasny revela que votou em Ibaneis Rocha (MDB) no segundo turno das eleições, mas ainda espera as mudanças prometidas.

Multa para trotes

Em 2018, o SAMU recebeu mais de 65 mil trotes por meio de ligações telefônicas de gente que não tem mais nada importante para fazer e não sabe que está prejudicando um serviço público. O problema afeta também as centrais das polícias e do Corpo de Bombeiros. Agora essa conduta pode causar prejuízo no bolso. A Câmara Legislativa aprovou projeto que estabelece multas de até três salários-mínimos, ou seja, cerca de R$ 3 mil, para os responsáveis pelas ligações ou linhas telefônicas. O projeto é de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (PTC).

Primeira reunião na Polícia Civil

A primeira reunião da CPI do Feminicídio ocorreu na Polícia Civil do DF, nesta semana. O diretor-geral, Robson Cândido, seu adjunto, Benito Tiezzi, e delegados que atuaram em crimes relacionados a agressões e assassinatos de mulheres receberam os deputados que vão participar da comissão. Vice-presidente da CPI, Cláudio Abrantes (PDT), que é agente licenciado da PCDF, comentou que no DF, neste ano, 95% dos casos foram elucidados. O problema, pelo visto, ainda é a prevenção.

Museu de grandes novidades

O deputado Leandro Grass (Rede) postou um comentário enigmático no Twitter: “Eu vejo o futuro repetir o passado na política do DF. Aguardem e confiram”.

Lista do MPDFT para o CNMP nas mãos de Fabiana Costa

Saiu ontem a lista tríplice para a disputa à vaga do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os três mais votados foram: o promotor Elísio Teixeira Lima Neto, com 215 votos, o promotor Moacyr Rey Filho, com 210 votos, e a procuradora Eunice Pereira Amorim Carvalhido, com 137 votos. Também concorreram os promotores Catia Gisele Martins Vergara, que alcançou 97 votos, e Renato Barão Varalda, que teve 70 votos. A nomeação é feita pela procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Barreto. Em seguida, o escolhido ou a escolhida passará por sabatina no Senado, antes de ter o nome submetido ao crivo do plenário.

Forte

Nome forte para o CNMP é o promotor de Justiça Moacyr Rey Filho, que foi chefe de gabinete na gestão de Leonardo Bessa como procurador-geral de Justiça do DF.

Só papos

“O jornalista Augusto Nunes depois de xingado, faz o que todo brasileiro queria fazer com o cara que tentou detonar Sérgio Moro e a Lava-Jato. Splash… Virei fã”

Deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR), sobre a agressão do jornalista Augusto Nunes ao também jornalistas Glenn Greenwald ontem, na rádio Jovem Pan

“É nojento ver a direita comemorando a agressão do Augusto Nunes ao Glenn. Os bolsonaristas se movem pela raiva e querem a violência. O fascismo é assim. O impulso da morte”

Deputado federal Ivan Valente (Psol-SP), em resposta a vários comentários nas redes sociais que comemoram o embate entre os jornalistas