cpi_eixo Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Quem faturou com desinformação entra na mira da CPI da Covid

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux

A nova frente de investigação da CPI pretende descobrir os responsáveis pela disseminação de conteúdos falsos sobre a pandemia no Brasil. Para chegar até os produtores e os distribuidores que alimentam verdadeiros QGs de histórias fakes sobre o novo coronavírus em todo território nacional, a comissão pedirá ao secretário de Segurança do Distrito Federal, Júlio Danilo, a cessão, em tempo integral, de dois agentes civis da Delegacia de Crimes Cibernéticos. Considerados os mais preparados investigadores digitais do país, os policiais de Brasília devem iniciar as apurações na central de dados da CPI, nos próximos dias, tão logo o requerimento de urgência chegue às mãos de Júlio Danilo. Depois disso, a CPI espera ouvir quem se deu bem com os disparos de vídeos e textos falsos sobre o vírus, que provocou mais de meio milhão de mortes.

Todos querem o Senado

A eleição ainda está longe, mas a vaga mais cobiçada já está configurada: a de senador na chapa de Ibaneis Rocha. Já se apresentam abertamente a ministra Flávia Arruda, o atual secretário de Governo, José Humberto, e o empresário Paulo Octávio. Sem falar no atual vice-governador, Paco Brito, que sonha com a recondução da chapa passada e trabalha abertamente para isso. Na última semana, foi lançado um quarto nome: o deputado federal Júlio César. Ele representaria o segmento evangélico, segundo seus apoiadores, que prometem mundos de votos ao governador, que será mesmo candidato à reeleição.

Viaduto no Sudoeste

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assina, hoje (21/6), ordem de serviço para o início da construção do viaduto do Sudoeste. A promessa do GDF é de investir cerca de R$ 27 milhões na estrutura e gerar 300 empregos. A obra fica na intersecção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade e se chamará Luiz Carlos Botelho.

Cadê o calendário?

Com a terceira onda à espreita, o Sindicato dos Professores de Escolas Particulares do DF cobra do GDF isonomia na vacinação entre rede pública e particular. Em audiência, amanhã, o Sinproep dirá que cansou de esperar o calendário do GDF.

Cães e incinerações recordes

O Dia Internacional de Combate às Drogas e Entorpecentes é no próximo sábado, mas, a partir de amanhã, o ministro Anderson Torres acompanhará a apresentação do resultado de apreensões de drogas e descapitalização do crime organizado. Ao longo da semana, Torres assistirá uma incineração recorde de drogas apreendidas pelas forças federais e estaduais e de uma ação com cães farejadores em pontos estratégicos do país, uma delas no DF.

Bem acompanhada

A UnB está entre as 500 melhores do mundo em cinco áreas: clínica médica, saúde púbica, ecologia, odontologia e ciências da terra. É o que diz o Global Ranking of Academic Subjects (Gras), divulgado esta semana pela Shanghai Jiao Tong University. O Gras 2021, um dos braços do ranking geral Academic Ranking of World Universities (Arwu), avaliou mais de 1.800 das 4 mil instituições.