A punição imposta ao ex-senador Luiz Estevão, detido em uma solitária da Papuda por conta de infrações disciplinares, deixará o empresário mais longe da liberdade. O bom comportamento na cadeia é um dos principais fatores para a concessão de benefícios, como a progressão de pena ou a liberação para trabalho externo. A Lei de Execuções Penais prevê sanções como advertências verbais, repreensão, suspensão de direitos ou isolamento, além da inclusão no regime disciplinar diferenciado. A lei proíbe o uso de celas escuras ou sanções coletivas. O isolamento vale por prazo de até 10 dias.
Em caso de faltas disciplinares, a Justiça pode revogar até um terço do tempo de remição de pena. É isso que pode causar problemas ao ex-senador. Em quase um ano de detenção, Luiz Estevão fez cursos de inglês, de mecânico e até de pedreiro para fins de redução de pena. Além disso, a passagem para o regime semiaberto, por exemplo exige a verificação da ficha disciplinar. Depois de cumprir ao menos um sexto da pena, o preso pode pleitear o benefício, se “ostentar bom comportamento carcerário, comprovado pelo diretor do estabelecimento”.
Quando Eike Batista chegou ao presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro, e teve o cabelo raspado, muita gente lembrou que o empresário havia feito um tratamento caríssimo para implantar as madeixas. Ele não foi o único. Outro presidiário bilionário também gastou uma pequena parcela da fortuna para tentar manter o vigor capilar. Em conversa grava pela deputada Liliane Roriz e entregue ao Ministério Público, Luiz Estevão contou detalhes de seu implante de cabelos, realizado em Los Angeles, “o maior centro de recuperação capilar do mundo”, segundo ele. O ex-senador contou ter começado o tratamento em 1992. E revelou ainda usar um shampoo importado, especial para cabelos grisalhos.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…