Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos
PSB pode perder um deputado… A possível confirmação da cassação do mandato do deputado José Gomes pode deixar o PSB, partido pelo qual o empresário se elegeu, com um distrital a menos. Se o TSE entender que houve abuso de poder econômico, todos os votos de Gomes podem ser anulados. Neste caso, a suplente Luzia de Paula não assume. Quem se beneficia é a deputada Telma Rufino (Pros), que deixa de ser suplente e conquista um mandato definitivamente. No TRE, a decisão contra José Gomes foi unânime.
Se isso acontecer, há um risco de o PSB ficar sem nenhum representante na Câmara Legislativa. O outro distrital que se elegeu pela legenda é aliado do governador Ibaneis Rocha e, a depender das conveniências políticas, pode mudar de partido.
O deputado distrital Fábio Felix (PSol) vai ao Rio nesta semana para buscar inspiração para seu mandato. Vai à Câmara de Vereadores por onde passou a correligionária Marielle Franco e à Assembleia Legislativa, seguindo os passos do hoje deputado federal Marcelo Freixo (PSol/RJ). Se der tempo, pretende também se encontrar com o humorista Gregorio Duvivier, fundador do Porta dos Fundos e crítico do governo Bolsonaro.
O deputado Rodrigo Delmasso (PRB) sonha com os dois anos finais da atual legislatura. Ele tem um acordo para ser o presidente da Câmara Legislativa no biênio 2021/2022. Para ampliar o grupo de aliados, Delmasso tem tentado fugir da pauta conservadora, focando em temas relacionados à Reforma Tributária. Mas é difícil para Delmasso fugir de suas origens e de seu eleitorado.
Os senadores José Antonio Reguffe (Sem partido/DF) e Jorge Kajuru (PSB/GO) enviaram ao TCU um requerimento com pedido de investigação sobre as despesas do STF com alimentos como frutos do amor e vinhos importados. O Supremo gastou R$ 1,13 milhão ao encher o carrinho de compras. “Isso é um escárnio com o contribuinte. É surreal que o STF tenha gastado R$ 1,13 milhão para comprar lagosta, camarão e vinhos importados”, critica Reguffe.
A equipe do Hospital da Criança vai entrar para a a história pelo trabalho de separação das gêmeas siamesas Mel e Lis, que estavam grudadas pela cabeça e agora estão unidas apenas pelo coração.
Um estudante disparou e matou com dois tiros um professor na sala de aula em Valparaíso (GO), depois de ser repreendido e ter brigado com outra docente por mau comportamento.
Qual é a diversão de um ex-deputado, coronel reformado da PM e ex-líder da bancada da bala? Atirar… Ele usa um revólver Taurus 500 para treinar a pontaria.
Os planos dos servidores do GDF de receberem reajuste com a mudança de governo estão frustrados. A mensagem da paridade da Polícia Civil com a Federal e os aumentos da PM e do Corpo de Bombeiros estão parados. Mas a diferença entre Ibaneis Rocha e Rodrigo Rollemberg é a postura. O atual governador tem um discurso de “devo, não nego. Pago quando puder”. Os servidores acreditam na intenção de cumprir suas promessas. Na gestão Rollemberg, a avaliação era oposta. Havia um senso comum de que ele tinha dinheiro, mas não queria pagar.
Na avaliação de aliados mais próximos de Rollemberg, o ex-governador sofreu com os embates com servidores porque não soube vender esperanças. Foram tantas manifestações que Rollemberg até decorou os jingles e as paródias dos sindicatos.
Daniel Cunha é o novo presidente do PSB/DF. Vai comandar a legenda de Rodrigo Rollemberg. O ex-governador é o secretário-geral do partido. “Neste momento em que os partidos perderam a linha de diálogo com os eleitores, precisamos pensar novas maneiras de trazer a população para o debate político”, afirma. O mandato vai até 2020.
Num momento de disputas por comandos de partidos, como tem ocorrido no MDB, o PTB realiza convenção distrital com chapa única para recondução da deputada distrital Jaqueline Silva ao mandato de presidente do partido por quatro anos. O congresso acontecerá no próximo dia 8, às 19h, no auditório da Câmara Legislativa, com as presenças do governador Ibaneis Rocha e do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.
“Um juiz que prendeu o Lula hoje é ministro da Justiça. É um juiz que fala fino com a milícia, fala fino com os Estados Unidos e fala fino com todo mundo porque ele fala fino e ponto. (…) É um sujeito realmente fraco, frágil, é um covarde, é um m…, um b…”
Humorista Gregorio Duvivier, na frente da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente Lula está preso
“Esse vídeo é uma esculhambação. Esse sujeito desclassificado, Gregorio Duvivier, refere-se ao ministro Sergio Moro da forma mais abjeta e merece repúdio. De quebra, ataca nosso presidente Jair Bolsonaro e acho que um ou dois processos lhe cairiam muito bem”
Deputada Bia Kicis (PSL/DF), pelo Twitter
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…