CPI O deputado José Gomes (PSB)
CPI O deputado José Gomes (PSB) Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press CPI

PSB pressiona distrital para assinar requerimento da CPI da Pandemia

Publicado em Eixo Capital, Notícias
Coluna Eixo Capital / Por Ana Maria Campos

O PSB está exigindo que o deputado distrital José Gomes, filiado ao partido, assine o requerimento para criação da CPI da Pandemia na Câmara Legislativa. Uma negativa pode significar a expulsão do deputado, já que a legenda do ex-governador Rodrigo Rollemberg fechou posição favorável à investigação relacionada à compra de testes para covid-19, foco da Operação Falso Negativo, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O requerimento chegou a ter 13 assinaturas, maioria entre os deputados, mas Daniel Donizet (PL) voltou atrás. Agora José Gomes está sendo pressionado a assinar. Ele recebeu ontem a advertência do presidente regional do partido, Rodrigo Dias.

Pesquisa de covid-19 no Mané Garrincha

O Hospital de Campanha do Mané Garrincha será usado em pesquisas para avaliar possíveis medicamentos que sejam mais eficazes no combate da Covid-19. A unidade participará de dez estudos clínicos multicêntricos internacionais para o tratamento da doença, incluindo testagem de vacinas. A pesquisa já está ocorrendo e recebeu aprovações dos Conselhos de Ética em Pesquisa.

Projeto garante verba para medicamentos indicados para doenças raras

Parte dos 30% dos recursos destinados ao Programa de Fomento à Pesquisa da Saúde será aplicada em atividades voltadas para o desenvolvimento e compra de medicamentos destinados ao tratamento de doenças raras ou negligenciadas pela indústria farmacêutica. É o garante o projeto de lei nº 4352/20 de autoria do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF). O projeto acrescenta a compra de medicamentos em vez de prever somente o repasse de recursos para o desenvolvimento tecnológico desses produtos. O texto prevê ainda a distribuição pelas farmácias de alto custo, a exemplo do Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo, utilizado no tratamento de crianças com atrofia muscular espinhal (AME) e que recentemente teve o registro deferido pela Anvisa. Em Brasília/DF um dos casos mais recentes e que ganhou notoriedade, foi o da pequena Kyara Lis, portadora de AME e que precisa de ajuda para ter acesso ao Zolgensma, que custa US$ 2 milhões, ou aproximadamente, R$ 12 milhões.