Por unanimidade, o Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu aplicar a penalidade de demissão ao promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Leonardo Bandarra nesta terça-feira (18/8). A perda do cargo deverá ser ajuizada por um procurador da República.
O julgamento no qual a decisão foi tomada é do processo administrativo disciplinar que apurou irregularidades na compra de uma casa por Bandarra. Segundo as investigações, ele teria comprado o imóvel por R$ 1,3 milhão, mas, na declaração de Imposto de Renda, informou que o valor era de R$ 830 mil.
O conselheiro do CNMP Luciano Nunes Maia apresentou voto-vista e entendeu que a prática configurava ato de improbidade administrativa, além de verificar que houve violação de “deveres funcionais de guardar decoro pessoal, desempenhar com probidade suas funções e de apresentar declaração de bens”.
Em 2011, Bandarra já tinha sido condenado à sanção de demissão pelo envolvimento no esquema de corrupção revelado pela Operação Caixa de Pandora. A ação civil para perda de cargo tramita na 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do DF. Segundo o CNMP, ele está afastado das funções ministeriais, com perda de vencimentos e vantagens pecuniárias.
A advogada de Bandarra, Gabriela Bemfica, afirma que a defesa entrará com revisão porque uma prova importante não foi admitida para o julgamento. “Esse processo estava arquivado pela prescrição e foi desarquivado em 2013. Agora, nesse julgamento, não admitiram a juntada de um a prova que demonstra que esses documentos foram feitos com base na declaração da Caixa Econômica. Ele não fez declaração falsa do imóvel porque o documento foi feito com base nessa declaração da Caixa. Tivemos acesso a isso depois do início do julgamento e o Conselho não admitiu essa prova, que mudava o contexto dos fatos”, afirmou.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…