cancer_eixo

Projeto que beneficia pacientes com câncer está parado na Câmara

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

Está parado, há um ano, na Câmara dos Deputados um projeto de lei que beneficia pacientes com câncer. A proposta foi aprovada no Senado em junho de 2020, mas não avança entre deputados federais por força do lobby das empresas de planos de saúde. O projeto, de autoria do senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF), estabelece que o tratamento de câncer via oral domiciliar seja custeado por essas empresas, mesmo que o medicamento não esteja no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Essas pílulas custam caro e, muitas vezes, o doente não tem condições de arcar com o tratamento que pode ser a chave entre a vida e a morte. Mesmo sendo autorizada pela Anvisa, ocorre de a medicação não ser custeada pelos planos de saúde porque a ANS leva dois anos para atualizar a autorização do uso. Na consulta virtual, pelo site do Senado, 99,6% dos participantes votaram pela aprovação do texto.

Homenagem a Frejat

Muitos políticos participaram da ordem de serviço que libera as obras de construção do Hospital Oncológico Doutor Jofran Frejat. A unidade vai ser erguida ao lado do Hospital da Criança, no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), e representa uma bela homenagem ao ex-deputado federal e ex-secretário de Saúde que morreu de câncer. Frejat foi responsável pela construção de vários hospitais e centros de saúde no DF. Entre os que participaram da solenidade ao lado do governador Ibaneis Rocha (MDB), estavam o empresário Paulo Octávio, os deputados federais Celina Leão (PP-DF) e Júlio César (Republicanos-DF) e vários distritais, entre os quais o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB).

Ex-juiz do DF, promotor aposentado morre de covid-19

Morreu ontem (9/6) o ex-juiz do Tribunal de Justiça Lucídio Bandeira Dourado, de 60 anos. Ele estava internado, em Palmas, e não resistiu às complicações da covid-19. Lucídio deixou a magistratura do DF em 1997 e ingressou na carreira no Ministério Público do Tocantins. Mas estava aposentado.

Protesto sem aglomeração

Canhões de laser, movidos a gerador à gasolina, marcaram um protesto contra a MP 1031, que trata da privatização da Eletrobras. Funcionários da empresa usaram projeções de frases como “Salve a energia” e “Vai faltar luz”. Foi uma manifestação sem multidão. Em tempos de pandemia, vale bastante.

Só papos

“Eu fui eleito no primeiro turno. Eu tenho provas materiais disso. Mas a fraude, que existiu, sim, me jogou para o segundo turno. Outras coisas aconteceram e só acabei ganhando porque tive muito voto, e algumas poucas pessoas que entendiam de como evitar ou inibir que houvesse a fraude naquele momento, nos elegemos”
Presidente Jair Bolsonaro

“O povo está cansado. Liga a televisão, tá lá o Bolsonaro mentindo. Vai ver o jornal, tá lá o filho dele inventando uma fake news. Não há uma única mensagem de paz. É só ódio. Se for necessário pra tirar o Bolsonaro que eu seja candidato, não tenham dúvida que serei
Ex-presidente Lula