UnB_eixo Crédito: Secom/UnB.

Projeto Avisa, parceria do Butantan com centros de pesquisas, começa em São Sebastião

Publicado em Coluna Brasília-DF

Coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux

Começa hoje, em São Sebastião, o projeto Avisa, estudo coordenado pelo Butantan em parceria com 11 centros de pesquisa do Brasil, entre eles o Núcleo de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UnB. A pesquisa, que tem por objetivo acompanhar grupos de pessoas para entender melhor aspectos relacionados à incidência e transmissão da covid-19, é financiada pelo Instituto Butantan, a Associação Iname e a iniciativa Todos pela Saúde. Mais de 300 participantes de 90 domicílios da cidade serão avaliados pelo estudo, coordenado pelos professores Gustavo Romero, da Faculdade de Medicina e Elza Noronha, superintendente do HUB.

No rastro de pedófilos

Portugal, Espanha e Áustria pediram autorização para usar o “Nudetective”, software 100% desenvolvido por peritos criminais federais, responsáveis pelo trabalho científico da PF. Premiado no exterior, o programa consegue, em poucos minutos, vasculhar grandes bases de dados e encontrar pornografia infantil. A rapidez permite seu uso no próprio local da busca e apreensão, dando mais segurança para a prisão e juntando elementos objetivos ao processo criminal.

#OcupaPlanoPiloto

A livre apropriação dos espaços abertos de Brasília consolidou-se na pandemia. Comumente usando máscaras, os brasilienses aproveitam mais dos gramados das
entrequadras pra tomar sol ou praticar atividade física. Mas há quem prefira participar de carreatas de protestos contra a privatização dos Correios.

Matemática não aceita desaforo

O governo anunciou a vacinação de professores com o lote de vacinas que chegou nessa semana. Só que chegaram 40 mil vacinas. E são pra 60 anos e comorbidades. O grupo de 60 anos e comorbidades tem aproximadamente 28 mil pessoas. Logo, há uma sobra aí de umas 12 mil vacinas (40 mil que chegaram menos as 28 mil de 60+comorbidades). O pessoal da educação é 80 mil pessoas. Logo, não tem vacina suficiente.

Caminho de Poesia na Rede de Trilhas

Um dos percursos preferidos dos peregrinos do Distrito Federal, o Caminho de Cora Coralina agora integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso. O trajeto de 300 quilômetros – que atravessa as cidades de Corumbá, Pirenópolis, Cocalzinho, São Francisco, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e cidade de Goiás — é o único caminho de poesia do mundo. Quem faz a trilha recebe o passaporte de peregrino emitido pelo Museu Casa de Cora.

A hora das minas

Forward Campaign, entidade de jovens sediada em Londres, lançou a candidatura de Rosalia Arteaga à Secretaria-Geral da ONU. As Nações Unidas nunca foram chefiadas por uma mulher. Rosalia foi ministra da Educação e Cultura, vice-presidente e presidente da República do Equador. Aqui em Brasília, ocupou, por quatro anos, a secretaria-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). “É uma cidade encantadora”, elogia, a escritora e política equatoriana.