Projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados é o sonho de consumo para quem tem pets e não tem um carro para transportá-los. A proposta assegura a donos de animais de estimação o direito de levá-los em veículos de transporte por aplicativo. Segundo o projeto, o transporte será realizado conforme condições e limitações definidas por empresas que oferecem o serviço. Mas os motoristas não poderão se negar a transportar os animais nem realizar cobranças extras por esse motivo.
O projeto estabelece que cães de pequeno, médio e grande porte serão transportados no banco traseiro e presos por peitorais no cinto de segurança do veículo; gatos, em caixas, que também deverão estar presas ao veículo. O transporte dos animais, segundo a proposta, só poderá ser negado caso o peso e tamanho do animal seja incompatível com o veículo ou se o animal representar uma ameaça direta à saúde ou à segurança do motorista.
A proposta, de autoria dos deputados Bruno Ganem (Podemos-SP) e Raimundo Costa (Podemos-BA), será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
—————-
Mais participação da juventude
A criação de conselhos regionais de juventude (CRJ) e do conselho de juventude do Distrito Federal (Conjuve-DF) avançou. O governador Ibaneis Rocha encaminhou à Câmara Legislativa projeto de lei apresentado pela Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ) que institui os órgãos. A finalidade da criação de CRJs e do Conjuve-DF é servir à população jovem como órgãos colegiados com caráter consultivo, propositivo e de monitoramento das políticas públicas de juventude no DF. Ideia do titular da pasta, Rodrigo Delmasso.
—————-
Atenção!
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, alerta: nos primeiros sintomas de dengue, é preciso procurar atendimento médico. São eles: febre, dor no corpo, enjoo e vômito. Hidratação é fundamental.
—————-
Boa notícia
O Distrito Federal ultrapassou a média nacional de aleitamento materno. Estudo da Secretaria de Saúde (SES-DF) apontou que 66,2% dos bebês de até seis meses se alimentavam apenas do leite da mãe, número quase 20 pontos percentuais acima do índice registrado no Brasil, que é de 45,7%.
—————-
Distrital está com dengue
O deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL) está com dengue. Ele gravou um vídeo alertando a população para se proteger e tomar providências para evitar a contaminação dos vizinhos. Neto está febril, com dor no corpo e nas articulações. Mas bem.
—————-
Vigilante: “Fora!”
O deputado distrital Chico Vigilante, líder do PT na Câmara Legislativa, pediu a cabeça dos dirigentes da Abin. Ele usou as redes sociais para externar sua opinião: “Para o bem do serviço público, já passou da hora de o presidente Lula demitir a atual cúpula da Abin. Se, durante um ano, eles foram incapazes de fazer o inventário dos bens e computadores da instituição, imagine produzir relatórios de inteligência relevantes para nossa nação. Fora!”.
—————-
A pergunta que não quer calar
Até onde vai chegar a investigação do braço político da Abin?
—————-
Só Papos
“Vamos ocupar todos os espaços na política, na internet e nas ruas. Não temos medo da perseguição e dos ataques injustos. Quem cresceu ao lado de Jair Bolsonaro cresceu entendendo a importância do nosso país e de fazer o bem. Vamos fortalecer a direita para reconstruir o Brasil!”
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
“Superlive de Bolsonaro foi recheada de mentiras e muitos ataques, como sempre. Insultou a Justiça Eleitoral e debochou de Lula, mas perdeu as eleições mesmo com suas super-redes de fake news. Atenção pra esse chamamento da plataforma de formação política conservadora. Sociedade e TSE precisam abrir o olho, dali só sai aula de mentiras, violência e preconceito, além de destruição e corrupção, como vimos acontecer com o inelegível e bolsonaristas. Processos e provas não faltam”
Deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT