O programa “Meninas em Ação”, do Governo do Distrito Federal (GDF), foi selecionado entre projetos de todos os países que compõem a Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis), para ser apresentado no Congresso de Seul, entre 29 de setembro e 1º de outubro, na Coreia do Sul.
O congresso tem como objetivo apresentar projetos que se alinhem às prioridades estratégicas da Metropolis e ofereçam perspectivas valiosas para outras cidades. A apresentação do projeto no evento oferece a Brasília a “oportunidade de ganhar visibilidade internacional e posicionar-se como referência em desenvolvimento urbano, sustentável e inclusivo”, de acordo com a organização do congresso.
Lançado em fevereiro pela Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF), o programa tem foco no empoderamento feminino, proporcionando às estudantes da rede pública de ensino a experiência de ocuparem, por um dia, cargos de destaque na administração pública e privada, e embaixadas. “Participar do congresso será uma grande oportunidade para que outras cidades do mundo conheçam a nossa ideia e, quem sabe, apliquem em suas realidades”, afirmou o secretário da Serinter, Paco Britto.
Pesquisadores da Universidade Católica de Brasília (UCB) partirão para uma expedição científica no Círculo Polar Ártico, no próximo sábado. Eles fazem parte do projeto de pesquisa Briotech, que estuda briófitas, musgos nativos do Ártico e da Antártica (foto), com potencial para aplicação desde a indústria cosmética até o tratamento de câncer e o melhoramento genético na agricultura. A equipe, formada por dois professores e duas estudantes de graduação, fará a coleta de espécimes na Lapônia finlandesa e sueca. O grupo de pesquisa coletará amostras que depois serão cultivadas em laboratório para extração de compostos com interesse biotecnológico.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), lamentou a morte de seis membros de uma mesma família, que moravam na Estrutural, e foram vítimas de um acidente na segunda-feira, na BR-153. Por meio de suas redes sociais, Celina manifestou solidariedade “aos familiares, amigos e à comunidade da Estrutural, que está de luto e sofre com essa perda trágica”.
O atual secretário de Relações Institucionais (Serins-DF), Agaciel Maia (PL), está pensando em seguir novos rumos em 2026. A ideia do ex-deputado distrital é se candidatar a uma vaga na Câmara dos Deputados no pleito do ano que vem.
Uma falha na formulação do material publicitário da Câmara Legislativa (CLDF) “Leis que Movem o DF” fez com que a peça fosse publicada fazendo referência à Lei nº 1.321/2024 — que pretende assegurar gratuidade no transporte coletivo às pessoas com deficiência. Porém, a legislação sequer foi aprovada pelos parlamentares e ainda se encontra em tramitação na Casa, sendo apreciada pelas comissões. Em uma nota, divulgada na tarde de ontem, a assessoria da CLDF informou que solicitou às agências responsáveis a substituição da peça publicitária.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) criou o Comitê Permanente de Políticas para Mulheres (CPPM/SSP), instância que será responsável pelo planejamento e desenvolvimento de ações voltadas às servidoras da pasta, com foco na promoção da igualdade, valorização profissional e enfrentamento a todas as formas de discriminação no ambiente institucional. Ela será composta por representantes mulheres da ativa das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito — que estejam atuando no âmbito da SSP-DF — e uma servidora sem vínculo efetivo com o Governo do DF.
O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) apresenta, hoje, o Índice de Sustentabilidade Urbano Ambiental do DF (ISU-DF), estudo que permite, por meio de nove indicadores, medir e avaliar a sustentabilidade das 35 regiões administrativas. Segundo o instituto, por ser um índice atualizado a cada quatro anos, o ponto de partida precisava ser uma data de início de gestão do governo, por isso, os dados apresentados são de 2022. A ideia é acompanhar a evolução até 2026, vendo como as ações do governo e da população impactam a sustentabilidade das RAs ao longo do tempo.
As atividades do abrigo provisório contra o frio, na Asa Sul, foram encerradas ontem, com cerca de 6,6 mil acolhimentos a pessoas em situação de rua. Agora, o GDF deve inaugurar, ainda em julho, o primeiro hotel social do DF, com 200 vagas para pernoite. A unidade será a única em funcionamento no país, com estrutura para receber também animais de estimação.
ANA MARIA CAMPOS Por unanimidade, o plenário da Câmara Legislativa aprovou nesta terça-feira (19) a…
ANA MARIA CAMPOS A oposição mostrou mobilização nesta noite (19) em jantar na casa do…
ANA DUBEUX E ANA MARIA CAMPOS O ex-presidente José Sarney está há cinco dias sob…
ANA MARIA CAMPOS Ao participar nesta terça-feira (19) da oficialização da federação entre o União…
ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa aprovou em dois turnos e em redação final nesta…
MARIA EDUARDA LAVOCAT Parlamentares se reuniram em uma coletiva de imprensa para afirmar que a…