O procurador da República Deltan Dallagnol, cordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal que atua na Operação Lava-Jato, citou uma reportagem do Correio Braziliense neste domingo (20/12) para criticar a lentidão da Justiça. A menção foi a uma reportagem sobre o escândalo dos desvios de recursos das obras do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, nos anos 1990. No último dia 9, o Supremo Tribunal Federal manteve a condenação do empresário e ex-senador Luiz Estevão. Mas, como o Correio mostrou, a prisão ainda pode demorar mais de dois anos.
“De fato, as coisas no Supremo tendem a se arrastar, e não é por culpa dos ministros. Enquanto o Supremo americano julga 100 casos por ano, o nosso julga 100 mil. É feito para não funcionar”, afirmou o procurador. “A simples publicação da decisão no caso de José Dirceu chegou a demorar 11 meses. A FGV fez um estudo mostrando que a publicação de acórdão em alguns casos demora 231 dias, em média. Não sabemos quando ocorrerá a publicação do caso do TRT”, lamentou Deltan, pelas redes sociais. “Agora, a ironia: após a publicação do julgamento dos recursos, caberão novos recursos. E, por fim, a tragédia: após esse novo julgamento, a publicação novamente poderá demorar vários meses e, depois disso, caberá, acredite, mais recursos”.
Ele aproveitou a polêmica em torno do caso para defender a campanha 10 Medidas contra a corrupção, encabeçada pelo Ministério Público. “Se isso te revolta também, segure essa energia, imprima o formulário de coleta de assinaturas e saia coletando. É melhor agir do que reclamar”, finalizou o procurador da República.
ANA MARIA CAMPOS Relator do Habeas Corpus em que a defesa de Pedro Arthur Turra…
ANA MARIA CAMPOS MILA FERREIRA O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou um procedimento para…
ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…
ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…
Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL No último ano de seu segundo mandato, o governador Ibaneis Rocha…