Roriz
Roriz Roriz

Processos contra Roriz podem ser suspensos por causa dos problemas de saúde

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O Instituto Médico Legal (IML) vai realizar uma perícia para verificar o comprometimento da consciência do ex-governador Joaquim Roriz sobre os processos a que responde na Justiça.

O exame foi determinado pelo juiz Paulo Marques da Silva, da 2ª Vara Criminal de Brasília, a pedido dos promotores do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do DF.

A avaliação é fundamental para definir se as ações penais movidas contra Roriz devem ou não prosseguir. Pelo que estabelece o artigo 149 do Código de Processo Penal, os processos criminais ficam suspensos em casos de lapsos de consciência, até que o réu restabeleça a saúde.

O MP pediu a perícia porque não conseguia citar o ex-governador na denúncia relacionada ao edifício Monet, em Águas Claras.

A defesa alegou no processo que Roriz sofre de insanidade mental provocada pelo diabetes. A decisão é de 18 de julho, mas o exame ainda não foi realizado porque os autos estão em tramitação. Nas últimas semanas, o político teve o estado de saúde agravado pelo diabetes.

Se a perícia confirmar o que diz a defesa, as ações penais só voltarão a tramitar quando Roriz se recuperar.

Consequência do diabetes
A dificuldade de compreensão dos fatos é uma consequência do estado de saúde de Joaquim Roriz.

A neuropatia diabética é grave e crônica, segundo explica o advogado do ex-governador, Eri Varela. “O problema renal, com o processamento e reprocessamento do sangue para produzir uma limpeza afeta e quebra determinadas células,  mas não tem produzido a insulina necessária, o que agrava o estado neurológico”, explica.

Roriz mistura momentos de consciência em que conversa e reconhece os amigos, com situações de distanciamento da realidade.

Decisão difícil
Assim que acordou da cirurgia de amputação da perna, o ex-governador Joaquim Roriz avisou que estava faminto.

Para os médicos, foi uma demonstração de que tudo correu bem. Antes dos procedimentos, ele sentia muitas dores pela ferida no pé. Foi uma decisão difícil da família aceitar o tratamento sugerido pela equipe médica, mas acertado.

Solidariedade
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) ficou sensibilizado com a situação de saúde de Joaquim Roriz.

Os dois sempre fizeram política em campos opostos, mas mantiveram uma relação de respeito. Rollemberg, inclusive, demonstra admiração por algumas realizações do político que governou quatro vezes o DF. Ele conversou algumas vezes com Dona Weslian Roriz e ontem buscou informações com Jaqueline e Liliane Roriz.

Licença para acompanhar o pai
A deputada Liliane Roriz (PTB) tirou licença na Câmara Legislativa nesta semana para acompanhar o pai no hospital. Se tudo correr bem, a distrital estará no plenário na próxima terça-feira para participar da votação do projeto que muda a previdência dos servidores do GDF.