Policiais civis concurso
Policiais civis concurso Policiais civis se reúnem no complexo da instituição Policiais civis concurso

Pré-candidatos ao Buriti se comprometem com lista tríplice para a Polícia Civil

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

A exigência de lista tríplice para a direção da Polícia Civil do DF caiu ontem (24/04) por decisão do Tribunal de Justiça do DF, mas a vontade dos delegados foi respeitada nas duas últimas nomeações para o comando da instituição.

Em 2012, Jorge Xavier, o mais votado, foi nomeado pelo então governador Agnelo Queiroz (PT). Quando foi eleito, Rodrigo Rollemberg (PSB) também escolheu o primeiro da lista. Eric Seba, aliás, esteve entre os três preferidos da classe nas duas últimas consultas.

Agora, começam, nos bastidores, as articulações para a definição sobre quem vai comandar a Polícia Civil a partir de 2019.

Dois pré-candidatos ao Palácio do Buriti têm vinculações com a categoria. Alírio Neto (PTB) é delegado aposentado. Jofran Frejat (PR) foi médico-legista.

Os dois pré-candidatos ao Buriti garantiram à coluna Eixo Capital que vão respeitar uma lista escolhida pela classe. “Defendo isso há muito tempo. Com certeza, escolherei entre os três mais votados”, diz Alírio. “Vou ouvir o segmento. É uma questão importante”, concorda Frejat.

O deputado Izalci Lucas (PSDB) também se comprometeu. “Como ocorre no Ministério Público, a lista não é uma imposição legal, mas é sempre bom prestigiar a prata da casa. Vou respeitar essa escolha”, afirma Izalci.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) disse à coluna que vai nomear alguém da lista se os nomes escolhidos forem pessoas boas e competentes. “Se os integrantes da lista forem como Eric Seba, escolherei um nome entre eles”, afirmou. Ou seja, vai depender.