Prazo para conclusão da CPI da Saúde é prorrogado por 90 dias

Publicado em CB.Poder
Ana Viriato
O prazo de exercício da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde foi prorrogado oficialmente por 90 dias. A deliberação acerca do tema ocorreu em reunião da Mesa, nesta segunda-feira (21/11). Quatro deputados distritais se mostraram favoráveis ao prolongamento: Wellington Luiz (PMDB), Lira (PHS), Wasny de Roure (PT) e Robério Negreiros (PSDB). Houve, ainda, três ausências durante a votação – Sandra Faraj (SD), Agaciel Maia (PR) e Luzia de Paula (PSB).
Instaurada em 13 de maio deste ano, a Comissão averigua denúncias de má aplicação de recursos no setor de saúde pública durante o período compreendido entre janeiro de 2011 e março de 2016. Apesar da grande quantidade de depoentes ouvidos – 21, até o momento -, a CPI ainda não apresentou uma investigação ostensiva.
 
Ausências
Os três deputados distritais ausentes durante a sessão desta segunda-feira são suplentes de parlamentares. Após a deflagração da Operação Drácon, que investiga um suposto esquema de uso de emenda parlamentar para o pagamento de dívidas do GDF com UTIs mediante cobrança de propina, Cristiano Araújo (PSD) e Bispo Renato Andrade (PR), acusados de integragrem o conchavo, se afastaram da Comissão. No lugar deles entraram Sandra Faraj e Agaciel, respectivamente. Luzia de Paula substitui Roosevelt Vilela, que deixou a Câmara Legislativa em agosto deste ano, para o retorno de Joe Valle (PDT).