Por Ana Maria Campos — O assunto mais comentado na posse do ministro Roberto Barroso, ontem, como presidente do STF foi o encontro dos três principais candidatos à vaga da ministra Rosa Weber: o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o advogado-geral da União, Jorge Messias. O governador Ibaneis Rocha (MDB) acompanhou o encontro. “Foi tranquilo. Amistoso”, disse Ibaneis.
Favorito
Numa análise sobre cenários, o governador Ibaneis Rocha avaliou, em conversa reservada, que acredita no advogado-geral da União, Jorge Messias, como favorito hoje.
Cumprimento de amigos
Os governadores do DF, Ibaneis Rocha, e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, demonstraram que, enquanto alguns brigam pela escolha de Brasília como capital, os dois se dão muito bem.
—————–
Líder da bancada da bala, o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) anunciou apoio à união de deputados para a criação da Frente Parlamentar contra o Ativismo Judicial. A deputada Bia Kicis (PL-DF) também integra o grupo. A frente afirma que os ministros do STF estão usurpando a competência no Congresso em temas como legalização das drogas, descriminalização do aborto, direito de propriedade, com o debate sobre o marco temporal das terras indígenas, e legítima defesa, entre outros.
—————–
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) sediou na última terça-feira reunião do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, que tomaram posse ontem como presidente e vice-presidente da Corte. O objetivo do evento foi abrir espaço de diálogo e troca de informações sobre os desafios enfrentados pelos tribunais de Justiça do país e buscar melhorias para a prestação jurisdicional. Barroso falou dos três eixos que irão conduzir a sua gestão: o conteúdo, a imagem do Poder Judiciário e o relacionamento com a sociedade. O ministro também ressaltou a importância de se buscar a pacificação do país e fugir das dicotomias, como abordou, ontem, em seu discurso de posse, e defendeu o uso de uma linguagem simples e eficaz no trato com a sociedade.
—————–
O Fórum Nacional de Secretários de Esporte tem novo presidente. Júlio César Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer do DF, foi eleito, ontem, pelo colegiado, durante a realização do COB Expo que acontece em São Paulo.
—————–
Brasília vai sediar o congresso da ABAV (Associação Brasileira de Agência de Viagens) Expo 51, em 2024. A decisão foi tomada, ontem, durante a 50ª edição da ABAV Expo no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento reúne diversos players do turismo para treinamentos e encontros. A ABAV EXPO é a maior feira de turismo do Brasil, que proporciona para todos os participantes uma ótima oportunidade de networking, trade de negócios, contato direto com agentes de viagens e grandes empresas do setor. Em Brasília, a data ainda não foi definida, mas o evento deve ser realizado em setembro, como neste ano, no Rio. “Essa conquista é fruto de um trabalho conjunto, que tem o total apoio do nosso governador Ibaneis Rocha, e das entidades turísticas do DF, que não mediram esforços para que esse resultado fosse alcançado. Faremos a melhor ABAV Expor”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…