O Senado Federal realizou, nesta segunda-feira (23) uma sessão especial em homenagem aos policiais civis, em especial aos do Distrito Federal. A solenidade ocorreu no plenário da Casa, por iniciativa da senadora Leila Barros (PDT-DF), como forma de reconhecer a atuação desses servidores na promoção da segurança pública.
A cerimônia reuniu lideranças políticas, sindicais e institucionais, entre elas,o Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil do DF (PCDF), Saulo Ribeiro Lopes, além de representantes do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) e da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).
Durante seu discurso de abertura, a senadora Leila destacou a excelência da PCDF, ressaltando que a corporação é uma referência nacional.
“A PCDF se destaca por sua eficiência, com o maior índice de elucidação de crimes letais e intencionais no país. Essa homenagem é uma forma de reafirmarmos nosso respeito e gratidão a esses profissionais que arriscam suas vidas diariamente em nome da lei e da ordem”, disse Leila.
Também presente, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) ampliou a reflexão ao contexto nacional.
“Estamos mandando um recado ao Brasil e ao Parlamento: precisamos valorizar nossos policiais civis, pois sem eles não há garantia de direitos humanos nem segurança pública. É fundamental avançar na valorização, na melhoria das condições de trabalho e na oferta de equipamentos adequados”, disse Damares.
Para o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, a solenidade reforça o reconhecimento público de uma categoria que cumpre um papel fundamental na proteção da sociedade. “Essa cerimônia simboliza o respeito que os policiais civis conquistaram com trabalho e dedicação.”
Paridade
A homenagem ocorre em um momento estratégico para a categoria. Com o prazo para definição do reajuste salarial se aproximando – previsto até setembro –, a mobilização em torno da paridade com os salários da Polícia Federal ganha ainda mais força. A simetria é uma reivindicação histórica dos policiais civis do DF, interrompida desde 2016.
Em fevereiro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) enviou ao governo federal uma mensagem com a proposta de recomposição salarial. A categoria aguarda uma posição do governo federal, com envio de projeto ou Medida Provisória para que o Congresso aprove o reajuste dos policiais civis.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Projeto de lei complementar em tramitação da Câmara dos Deputados prevê…
Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…