Ana Viriato
Em 23 de maio, a Polícia Federal encontrou, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão da Operação Panatenaico, pen drives com supostas planilhas de pagamento de propina, documentos suspeitos relativos às obras do Estádio Nacional Mané Garrincha e grandes quantias de dinheiro, nas casas de Maruska Lima e Nilson Martorelli, ex-presidentes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Para embasar as investigações, a Justiça Federal autorizou novas devassas na sede da empresa pública.
Na decisão em que deu aval à medida, o juiz da 10ª Vara Federal, Vallisney de Souza Oliveira, detalhou que, conforme consta nos relatórios da Polícia Federal, a corporação apreendeu, na residência de Nilson Martorelli, uma planilha com referências a valores que totalizam R$ 500 mil — equivalente ao suposto montante pedido pelo ex-presidente da Novacap em propina, segundo a delação do ex-funcionário da Andrade Gutierrez Rodrigo Leite.
Também na casa de Martorelli, a PF encontrou um cofre com R$ 268.147,54, valor que “a princípio, não condiz com a sua condição de ex-servidor público, desempregado há mais de dois anos, conforme salientado pela autoridade policial”, aponta o magistrado.
Na casa de Maruska Lima, os oficiais encontraram pen drives com supostas planilhas de propina. Os valores estavam vinculados a “Pedro”. Na colaboração premiada da Andrade Gutierrez, o mesmo nome é citado “como sendo uma das pessoas através da qual foi tal pagamento ilícito foi feito a Maruska”, descreve o juiz. Questionada por investigadores, Maruska não soube explicar do que se tratavam os arquivos.
Em razão dos relatórios da Polícia Federal, o juiz autorizou os novos mandados de busca e apreensão. “Considerando esses novos elementos probatórios encontrados nas residências de ambos os investigados, os quais exerceram relevantes cargos na Novacap no período da ocorrência dos supracitados delitos, é grande a probabilidade de que, na sede da referida empresa, existam outros elementos probatórios sobre a prática ilícita”, conclui o magistrado Vallisney.
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…