Professora Mercedes Bustamante

Pesquisadora da UnB é selecionada para a Academia Nacional de Ciências dos EUA

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux

A diva do Cerrado
Uma das maiores autoridades do Brasil em estudos de mudanças climáticas, Mercedes Bustamante, professora do departamento de Ecologia da UnB, foi eleita no fim de abril para a Academia Nacional de Ciências dos EUA. Outras 58 pesquisadoras integram a lista composta por um número histórico de mulheres. Referência em bioma do Cerrado, Bustamante está entre os 18 brasileiros mais citados, em 2020, no portal Web of Science, que divulga os nomes dos pesquisadores mais mencionados em trabalhos científicos no mundo.

O Código da Revanche
Tema eletrizante nos debates em Brasília, a proposta de reforma do Código de Processo Penal (CPP) deve, enfim, ser votada. O texto do deputado João Campos (Rep-GO) tira do Ministério Público o poder de conduzir investigações criminais e altera o rito do Tribunal do Júri. Associações de promotores e de procuradores, como a AMPDFT, veem a proposta como uma revanche porque ela já foi derrubada em duas ocasiões.

Aglomeração oficial
A expectativa é de hotéis lotados em Brasília no fim de semana. Representantes do setor prometem obedecer ao limite de ocupação de 50% por estabelecimento. Mas a pressão do Planalto é grande para encher a cidade na marcha dos produtores rurais em apoio a Bolsonaro e contra o STF.

Nem Lula nem Bolsonaro
Esta semana a Executiva do MDB volta a se reunir. Um dos pontos a ser analisado é a proposta do governador Ibaneis de lançar um candidato do partido à Presidência. Ele esclarece que não é nada contra candidatos já colocados — Bolsonaro e Lula —, mas acha importante que todos os partidos grandes tenham seus candidatos. Hora de definir adesões e apoios é só no segundo turno.

Dança das cadeiras
Ibaneis recebeu uma pesquisa sobre a atuação dos administradores regionais e de lideranças regionais. É primeiro passo na preparação para a candidatura à reeleição ao GDF e mudanças estão sendo esperadas para as próximas semanas.

Na Chapada
O ministro Ricardo Salles vai pessoalmente à Chapada dos Veadeiros acompanhar as operações de combate ao desmatamento ilegal pelo Ibama, Icmbio e Força Nacional.