Eliana e Fraga na Feira de Samambaia
Eliana e Fraga na Feira de Samambaia Divulgação Eliana e Fraga na Feira de Samambaia

Pesquisa Ibope para o GDF: Eliana continua na liderança e Ibaneis encosta no primeiro pelotão

Publicado em CB.Poder

PEDRO GRIGORI

Se as eleições fossem hoje, 22% dos brasilienses votariam em Eliana Pedrosa (Pros) para governadora do Distrito Federal. Os números são da pesquisa de intenção de voto do Ibope, encomendada pela Rede Globo e divulgada nesta segunda-feira (17/9).

O levantamento ouviu 1204 eleitores de todas as regiões do DF entre 14 e 16 de setembro, e mostra também que a ex-distrital venceria todos os oponentes no segundo turno.

Alberto Fraga (DEM) subiu um ponto percentual em relação a última pesquisa, realizada entre 9 e 11 de setembro, e chegou a 14%. O cenário hoje é de segundo turno entre Eliana e Fraga.

Fora do segundo turno, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que disputa à reeleição, caiu um ponto percentual e marcou 11%. Rogério Rosso (PSD) se manteve com 10%, e Ibaneis (MDB) subiu dois pontos percentuais e marcou 9%, se aproximando dos quatro primeiros colocados.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Confira os números:

Eliana Pedrosa (Pros): 22%

Alberto Fraga (DEM): 14%

Rodrigo Rollemberg (PSB): 11%

Rogério Rosso (PSD): 10%

Ibaneis (MDB): 9%

Miragaya (PT): 3%

General Paulo Chagas (PRP): 3%

Alexandre Guerra (Novo): 3%

Fátima Sousa (PSOL): 1%

Renan Rosa (PCO): 1%

Guillen (PSTU): 0%

Brancos/nulos: 13%

Não sabe: 8%

A ordem dos cinco primeiros colocados é a mesma da pesquisa do Instituto Opinião Política, encomendada pelo Correio Braziliense e divulgada na última quarta-feira (12/9). No levantamento, Pedrosa marcava 19,1%, Fraga 13,2% e Rollemberg 12,1%.