PEDRO GRIGORI
Se as eleições fossem hoje, 22% dos brasilienses votariam em Eliana Pedrosa (Pros) para governadora do Distrito Federal. Os números são da pesquisa de intenção de voto do Ibope, encomendada pela Rede Globo e divulgada nesta segunda-feira (17/9).
O levantamento ouviu 1204 eleitores de todas as regiões do DF entre 14 e 16 de setembro, e mostra também que a ex-distrital venceria todos os oponentes no segundo turno.
Alberto Fraga (DEM) subiu um ponto percentual em relação a última pesquisa, realizada entre 9 e 11 de setembro, e chegou a 14%. O cenário hoje é de segundo turno entre Eliana e Fraga.
Fora do segundo turno, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que disputa à reeleição, caiu um ponto percentual e marcou 11%. Rogério Rosso (PSD) se manteve com 10%, e Ibaneis (MDB) subiu dois pontos percentuais e marcou 9%, se aproximando dos quatro primeiros colocados.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Confira os números:
Eliana Pedrosa (Pros): 22%
Alberto Fraga (DEM): 14%
Rodrigo Rollemberg (PSB): 11%
Rogério Rosso (PSD): 10%
Ibaneis (MDB): 9%
Miragaya (PT): 3%
General Paulo Chagas (PRP): 3%
Alexandre Guerra (Novo): 3%
Fátima Sousa (PSOL): 1%
Renan Rosa (PCO): 1%
Guillen (PSTU): 0%
Brancos/nulos: 13%
Não sabe: 8%
A ordem dos cinco primeiros colocados é a mesma da pesquisa do Instituto Opinião Política, encomendada pelo Correio Braziliense e divulgada na última quarta-feira (12/9). No levantamento, Pedrosa marcava 19,1%, Fraga 13,2% e Rollemberg 12,1%.