Alberto Fraga
Alberto Fraga Minervino Junior/CB/D.A Press Alberto Fraga

Pedidos de impeachment de Bolsonaro são absurdos, diz Fraga

Publicado em Eixo Capital, Entrevistas, Notícias

Coluna Eixo Capital / Por Ana Maria Campos

À Queima Roupa
Ex-deputado Alberto Fraga, presidente do DEM-DF

“Se tivesse ouvido os amigos e as pessoas mais próximas, teria sido candidato ao Senado e provavelmente seria eleito”

Se você estivesse na Câmara votaria em Arthur Lira ou Baleia Rossi? Por quê?
Se estivesse na Câmara Federal, votaria no Arthur Lira. Tenho uma amizade e respeito pelo Baleia Rossi, mas o Lira conhece melhor os ritos de plenário e sabe os anseios dos parlamentares. E Lira é reconhecido por honrar a sua palavra e compromissos.

A bancada do DEM traiu Rodrigo Maia ao votar, majoritariamente, no candidato adversário ao dele?
A bancada do DEM não traiu o Rodrigo Maia. Ele, de forma intempestiva e açodada, assumiu compromissos, envolvendo o partido, sem consultar a bancada de deputados federais e sem ouvir o presidente nacional, ACM Neto. Por isso, entendemos que a precipitação foi do Rodrigo Maia que tentou conduzir tudo sozinho, sem consultar seus colegas de partido.

Rodrigo Maia agiu certo ao não aceitar pedido de impeachment contra Bolsonaro?
Rodrigo Maia agiu corretamente ao não aceitar o pedido de impeachment contra Bolsonaro. Não existe nenhuma prova ou fundamento nesses pedidos. São pedidos absurdos da oposição ou de pessoas que não simpatizam com o presidente. Rodrigo Maia com base na legislação, não levou adiante os processos, pois sabia que não iriam prosperar.

Na saída da presidência da Câmara, Rodrigo Maia chorou. O que, na sua opinião, passou na cabeça dele?
O choro de Rodrigo Maia foi de emoção, após um longo e desgastante processo. Não tem nada de pejorativo ou ruim nisso, de fato tudo aquilo causa muitas emoções e sentimentos. Não tem nada a ver com a permanência ou saída dele, não sei se lembra, mas quando foi eleito ele também chorou. Acho que fizeram uma especulação absurda em torno disso. É preciso também reconhecer que Rodrigo Maia teve um papel importante no país. A previdência, por exemplo, foi aprovada graças ao trabalho do Rodrigo. As redes sociais “batem” muito no Maia, sem conhecer o trabalho que ele vinha fazendo.

Qual deve ser o caminho do DEM em 2022? Vai com Bolsonaro?
Como disse ACM Neto, vamos discutir isso em 2022. E essa decisão vai passar pela executiva do partido. O Democratas é um partido que decide no colegiado, as decisões monocráticas não existem dentro do nosso partido, por isso precisamos acatar o que foi falado pelo presidente. Vamos aguardar 2022.

E no DF?
Aqui também vamos decidir em 2022.

Você vai continuar na presidência?
Vou continuar na presidência, ainda tenho mais um ano e meio de mandato pela frente. E acredito que não deva sair.

Será candidato? A quê?
Ainda não decidi a que serei candidato, antes disso quero fazer uma pesquisa de opinião e ver realmente o que povo pensa. Respeito a opinião do povo. Se tivesse ouvido os amigos e as pessoas mais próximas, teria sido candidato ao Senado e provavelmente seria eleito. Acho que uma das vagas era minha. Porém, o grupo político que me apoiou inicialmente acreditou que o meu nome era o mais competitivo para concorrer ao GDF. Tenho certeza que perdi as eleições em virtude de uma condenação articulada pelos meus adversários políticos. Graças a Deus, sempre confiei no bom senso, honestidade e principalmente na responsabilidade dos desembargadores que me absolveram das condenações por unanimidade. Devo o resgate da minha vida pública aos desembargadores do Tribunal de Justiça.