Ciro Gomes, Lupi e Joe Valle
Ciro. Gomes Ciro Gomes, Lupi e Joe Valle Ciro Gomes Lupi e Joe Valle

PDT adia decisão sobre candidatura no DF à espera dos acordos da campanha de Ciro Gomes

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

A executiva regional do PDT decidiu adiar a decisão sobre os rumos do partido na próxima eleição. Estava marcada para hoje à noite (03/07) uma reunião que apontaria se o PDT lançará candidato próprio ao Palácio do Buriti. Mas o presidente nacional, Carlos Lupi, recomendou que a executiva espere um pouco mais. Segundo o presidente do PDT/DF, Georges Michel, o motivo é que saia uma deliberação “sintonizada” com as diretrizes da campanha nacional de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República.

O assunto foi discutido hoje com a presença do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), um dos principais interessados na decisão. Esse adiamento pode significar que haverá uma imposição nacional para que a legenda feche uma aliança em torno da reeleição do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), numa reciprocidade pelo apoio que o PSB deve representar numa coligação em torno da candidatura de Ciro Gomes.

Michel não descarta mais uma aliança com Rollemberg, mas garante que nada será definido por imposição. “Podemos também lançar candidato próprio ao GDF. Vamos ouvir os nossos deputados, Joe Valle, Reginaldo Veras e Cláudio Abrantes”, diz o presidente do PDT/DF. “O PDT tem candidato em 10 estados e o PSB não nos apóia em todos”, acrescenta Michel.

A decisão regional do partido só deve sair na convenção, marcada para o fim do mês, depois que o comando nacional realizar a sua, programada para 20 de julho. Um claro sinal de que Ciro Gomes e Carlos Lupi vão interferir, de acordo com o interesse nacional.