charge_eixo

Partidos e líderes políticos começam a articular para as eleições de 2022

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux

A um ano e meio das eleições, os principais partidos e líderes políticos da cidade começam a articular o palanque de olho em 2022. Ibaneis Rocha já antecipou que disputará a reeleição, mas sem descartar um projeto nacional. A ministra Flávia Arruda tem menos de um ano em um dos mais cobiçados cargos da República para consolidar o seu nome à principal vaga majoritária, ou mesmo fazer uma composição com o atual governador, o que lhe garantirá uma posição confortável em 2026. No campo da oposição, o tucano Izalci Lucas busca ampliar sua visibilidade na CPI da Covid e atrair parceiros para formar uma chapa forte. A senadora Leila do Vôlei intensificou a atuação parlamentar, também na CPI da Covid, e se aproxima de partidos mais à esquerda, como o PT de Geraldo Magela, que ainda sonha com o Buriti. O senador Reguffe avisa que, desta vez, sairá mesmo candidato ao GDF. Bem posicionado nas pesquisas, ele promete surpreender quem aposta no seu histórico de evitar embates em temperatura máxima.

Missa da Saudade

O monumento mais visitado da cidade, a Catedral de Brasília completa 51 anos hoje (31/5). Na sexta-feira, dom Marcony celebrará a missa de 7° dia de Carlos Magalhães, arquiteto responsável pela obra da joia da Esplanada.

*DF da vanguarda*
Após o DF tornar lei a possibilidade de mulheres denunciarem violência doméstica, de forma silenciosa, apenas mostrando um X vermelho na palma da mão para atendentes de farmácias, sete estados fizeram o mesmo: AL, ES, GO, MA, PB, RJ e RO. A ideia surgiu da campanha da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que tem sua primeira presidente mulher, a juíza Renata Gil, em mais de 70 anos de história.

Seu Pet no Museu
Depois de emocionar visitantes que foram ver as exposições de Tarsila do Amaral e Orlando Brito no Museu de Arte de Brasília, a reabertura do local serviu, também, para pôr em prática algo não muito comum em locais de arte: a presença de animais domésticos, devidamente acompanhados de seus tutores. O secretário Bartolomeu Rodrigues tem dois pets e está feliz com a experiência. E até corrige: “Acho que eles é que me domesticaram”.

Será que se enCaixa?
O sonho do general Pazuello de assumir a vice-presidência de Logística da Caixa Econômica está mais distante. Quem está cotada para a vaga é uma funcionária com mais de 20 anos de banco, técnica e de carreira.