Por Ana Maria Campos — O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, vai anunciar hoje os investimentos do PAC Seleções voltados para o patrimônio cultural. São R$ 40 milhões a 105 projetos de engenharia e arquitetura para a recuperação e a preservação de bens tombados em todas as regiões do Brasil, sendo três em Brasília: Praça dos Três Poderes, Museu do Catetinho e Museu Vivo da Memória Candanga.
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) garante que a criminalização das drogas será aprovada na CCJ do Senado, amanhã, antes da conclusão do julgamento do STF. Assim, se for o caso, a decisão da corte poderá ser derrubada no plenário do Senado.
O ex-governador José Roberto Arruda disse, ontem, à coluna que não está pensando em ser candidato em 2026. Sua prioridade, afirma, é cuidar dos filhos mais novos: Arthur, Maria Luiza e Maria Clara.
……
A tristeza tomou conta do Palácio do Buriti, da imprensa e dos políticos do DF, ontem, com a notícia da morte do jornalista Paulo Pestana. Era muito querido, talentoso, bem-humorado e dono de textos brilhantes. Também sabia tudo de campanhas eleitorais, de música e de Brasília. No campo profissional, perde muito o governador Ibaneis Rocha (MDB). Ele não terá mais, nos bastidores, um colaborador fundamental, um conselheiro. Lamento muito pela família e amigos.
Paulo Pestana era muito leal ao governador Ibaneis. Esteve com ele desde a pré-campanha ao Palácio do Buriti, quando o advogado nem era conhecido no DF e aparecia com menos de 1% nas pesquisas de intenção de votos. Depois da vitória, em 2018, permaneceu ao lado dele. Foi um dos artífices da vitória do chefe do Executivo no primeiro turno na corrida à reeleição.
O secretário de Comunicação, Weligton Moraes, está inconsolável. Ele e Paulinho Pestana eram inseparáveis há décadas. Amigos, colegas de trabalho e de projetos. Irmãos.
O ex-deputado Fábio Barcellos disse, ontem, que ter Paulo Pestana à frente da comunicação durante seu mandato como presidente da Câmara Legislativa abriu um período de transparência na Casa. “Triste dia. Grande perda para o jornalismo e para nossa capital. Enorme perda para a família. Que Deus conforte a todos”, afirmou à coluna.
O ex-governador José Roberto Arruda, com quem Paulo Pestana trabalhou no GDF, afirmou que o jornalista era uma pessoa “equilibrada, inteligente e muito do bem. Um grande amigo. Foi uma grande perda”.
O jornalista Paulo Fona trabalhou no Correio e no Estadão quando Paulo Pestana também estava nesses veículos. Em 2018, Fona e Pestana ficaram em lados opostos nas eleições ao Palácio do Buriti, na disputa entre Rodrigo Rollemberg e Ibaneis Rocha. Mas sempre tiveram uma boa relação. “Paulo Pestana é um dos melhores jornalistas da imprensa brasileira e brasiliense. Uma pessoa culta, de humor refinado, inteligência privilegiada. Sempre gentil e educado, mesmo quando estivemos em campanhas eleitorais distintas. Uma grande perda pra todos nós. Minha solidariedade à Zelinda e aos filhos”, afirmou.
O secretário de Governo, José Humberto Pires, disse que amanheceu, ontem, consternado com a partida de Paulo Pestana. “Perdi um amigo querido, um grande colaborador e orientador. Como esta foto bem retrata, Paulinho (à minha direita) estava sempre ao nosso lado, fazia parte do nosso dia a dia. Foi um profissional de admirável sabedoria, criatividade, desenvoltura, um mestre da comunicação. Paulinho voltou para Deus deixando um legado inestimável para nós”, afirmou.
Por acreditar em reencarnação, o advogado Lucas Kontoyanis diz que tem uma relação de aceitação com a morte. Mas, ontem, ele estava muito abalado com a perda do amigo Paulo Pestana. Os dois trabalharam juntos em vários projetos. “Que a espiritualidade dê a ele passagem tranquila”, disse Lucas.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…