cbpfot030420202586-34517583 Carlos Vieira/CB/D.A Press

PAC vai recuperar Praça dos Três Poderes

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos — O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, vai anunciar hoje os investimentos do PAC Seleções voltados para o patrimônio cultural. São R$ 40 milhões a 105 projetos de engenharia e arquitetura para a recuperação e a preservação de bens tombados em todas as regiões do Brasil, sendo três em Brasília: Praça dos Três Poderes, Museu do Catetinho e Museu Vivo da Memória Candanga.

Sem chance para as drogas

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) garante que a criminalização das drogas será aprovada na CCJ do Senado, amanhã, antes da conclusão do julgamento do STF. Assim, se for o caso, a decisão da corte poderá ser derrubada no plenário do Senado.

Prioridade

O ex-governador José Roberto Arruda disse, ontem, à coluna que não está pensando em ser candidato em 2026. Sua prioridade, afirma, é cuidar dos filhos mais novos: Arthur, Maria Luiza e Maria Clara.

……

Facebook

Triste perda

A tristeza tomou conta do Palácio do Buriti, da imprensa e dos políticos do DF, ontem, com a notícia da morte do jornalista Paulo Pestana. Era muito querido, talentoso, bem-humorado e dono de textos brilhantes. Também sabia tudo de campanhas eleitorais, de música e de Brasília. No campo profissional, perde muito o governador Ibaneis Rocha (MDB). Ele não terá mais, nos bastidores, um colaborador fundamental, um conselheiro. Lamento muito pela família e amigos.

Lealdade

Paulo Pestana era muito leal ao governador Ibaneis. Esteve com ele desde a pré-campanha ao Palácio do Buriti, quando o advogado nem era conhecido no DF e aparecia com menos de 1% nas pesquisas de intenção de votos. Depois da vitória, em 2018, permaneceu ao lado dele. Foi um dos artífices da vitória do chefe do Executivo no primeiro turno na corrida à reeleição.

Irmãos

O secretário de Comunicação, Weligton Moraes, está inconsolável. Ele e Paulinho Pestana eram inseparáveis há décadas. Amigos, colegas de trabalho e de projetos. Irmãos.

Transparência

O ex-deputado Fábio Barcellos disse, ontem, que ter Paulo Pestana à frente da comunicação durante seu mandato como presidente da Câmara Legislativa abriu um período de transparência na Casa. “Triste dia. Grande perda para o jornalismo e para nossa capital. Enorme perda para a família. Que Deus conforte a todos”, afirmou à coluna.

Equilibrado

O ex-governador José Roberto Arruda, com quem Paulo Pestana trabalhou no GDF, afirmou que o jornalista era uma pessoa “equilibrada, inteligente e muito do bem. Um grande amigo. Foi uma grande perda”.

Boa relação em campanhas opostas

O jornalista Paulo Fona trabalhou no Correio e no Estadão quando Paulo Pestana também estava nesses veículos. Em 2018, Fona e Pestana ficaram em lados opostos nas eleições ao Palácio do Buriti, na disputa entre Rodrigo Rollemberg e Ibaneis Rocha. Mas sempre tiveram uma boa relação. “Paulo Pestana é um dos melhores jornalistas da imprensa brasileira e brasiliense. Uma pessoa culta, de humor refinado, inteligência privilegiada. Sempre gentil e educado, mesmo quando estivemos em campanhas eleitorais distintas. Uma grande perda pra todos nós. Minha solidariedade à Zelinda e aos filhos”, afirmou.

Profissional admirável

O secretário de Governo, José Humberto Pires, disse que amanheceu, ontem, consternado com a partida de Paulo Pestana. “Perdi um amigo querido, um grande colaborador e orientador. Como esta foto bem retrata, Paulinho (à minha direita) estava sempre ao nosso lado, fazia parte do nosso dia a dia. Foi um profissional de admirável sabedoria, criatividade, desenvoltura, um mestre da comunicação. Paulinho voltou para Deus deixando um legado inestimável para nós”, afirmou.

Passagem tranquila

Por acreditar em reencarnação, o advogado Lucas Kontoyanis diz que tem uma relação de aceitação com a morte. Mas, ontem, ele estava muito abalado com a perda do amigo Paulo Pestana. Os dois trabalharam juntos em vários projetos. “Que a espiritualidade dê a ele passagem tranquila”, disse Lucas.