Oposição no DF: PSB e Cidadania se unem para enfrentar as eleições de 2026

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS

Dirigentes do PSB e do Cidadania vão oficializar hoje (15) a criação da federação dos partidos, na sede da Fundação João Mangabeira, com a presença dos pré-candidatos para as eleições de 2026.

Estarão presentes os ex-governadores Rodrigo Rolemberg (PSB) e Cristovam Buarque (Cidadania) — que devem concorrer a mandatos de deputados federais — e Ricardo Cappelli (PSB), já lançado como pré-candidato ao Palácio do Buriti.

Filiada ao Cidadania, a deputada distrital Paula Belmonte não deve participar do evento porque está de saída do partido e pretende também concorrer ao governo, mas tem conversado com Cappelli. Uma aliança não está descartada.

O movimento é importante porque representa a criação de uma frente de oposição para a disputa ao governo em 2026.

O PSB e o Cidadania ainda vão tentar uma aliança com o PT, PV, PCdoB PSol e PDT. Desses partidos, o PT ensaia lançar também um nome para a disputa ao Buriti.

Entre os possíveis candidatos petistas estão o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, o ex-deputado Geraldo Magela e a ex-reitora da Universidade de Brasília Márcia Abrahão.

A união de todos os partidos da frente progressista é o grande desafio dos partidos de oposição ao governo Ibaneis Rocha (MDB). A avaliação é de que a divisão favorece a candidatura de Celina Leão (PP), considerada a sucessora de Ibaneis.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Publicado por
Ana Maria Campos
Tags: Cappelli Cidadania cristovam federação PSB ricardo cappelli rodrigo rollemberg Rollemberg

Posts recentes

  • CB.Poder

MPDFT define nova lista sêxtupla para vaga de desembargador no TJDFT

ANA MARIA CAMPOS O Colégio de Procuradores e Promotores de Justiça do Ministério Público do…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Fux segue Cármen Lúcia e STF tem dois votos para manter Lei da Ficha Limpa

ANA MARIA CAMPOS O ministro Luiz Fux acompanhou o voto da ministra Cármen Lúcia no…

1 dia atrás
  • CB.Poder

TRE-DF suspende divulgação de pesquisa do Instituto Veritá a pedido do PSB

Uma liminar do desembargador eleitoral André Puppin Macedo, do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF),…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Ibaneis volta atrás e fala em Celina reeleita

Após vir a público se dizer decepcionado com a atual governadora Celina Leão (PP), o ex-governador do…

4 dias atrás
  • Eixo Capital

Próxima demais de Ibaneis

*Coluna Eixo Capital publicada neste sábado (23/5), por Mila Ferreira Jackeline Couto Canhedo, exonerada por…

5 dias atrás
  • CB.Poder

“Me sinto pronto para assumir qualquer posto”, diz Rafael Prudente

Por MILA FERREIRA - Um dia após o MDB anunciar que não abre mão de…

6 dias atrás