O Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCap) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou hoje (20) a Operação Reis da Rua.
O objetivo é apurar o possível envolvimento de três policiais civis lotados da 20ª Delegacia de Polícia, do Gama, com crimes de apropriação de bens, dinheiro e entorpecentes de pessoas abordadas ou presas em operações e eventualmente seus parentes.
Estão sendo cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal do Gama/DF. Um dos alvos é a 20ª DP.
A investigação apura a prática de crimes de peculato e tráfico de drogas. Um dos policiais já responde a processo por crime de peculato, estando atualmente afastado do exercício da função por decisão judicial.
Os promotores do NCap colheram depoimentos que apontam o envolvimento dos agentes públicos, com relatos de desvio de drogas e dinheiro apreendido com traficantes, além de objetos pessoais.
A Operação tem a participação da Polícia Civil do DF, por meio da Corregedoria, Departamento de Combate ao Crime Organizado (DECOR) e da Divisão de Operações Especiais (DOE), com cães farejadores. Segundo a Polícia Civil, a investigação teve início a pedido de integrantes da própria 20ª DP.
A Polícia Civil divulgou uma nota sobre a operação. Veja a íntegra:
“A Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF informa que, nesta terça-feira (20), realizou uma operação coordenada pelo Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial – NCap do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT e pela Corregedoria-Geral de Polícia da PCDF.
A ação objetivou cumprir mandado de busca e apreensão para apurar apropriação de bens e valores e desvio funcional de servidores.
A PCDF informa que realiza toda a investigação necessária aos esclarecimentos dos fatos e que não coaduna com desvios de conduta de servidores”.