Operação Herdade: Polícia cumpre mandado de busca e apreensão na Secretaria de Fazenda

Publicado em CB.Poder

Pedro Grigori

 

Agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Dema) cumpriram, na tarde desta segunda-feira (06/08), mandado de busca e apreensão na Secretaria de Fazenda do Distrito Federal. A ação faz parte das diligências da Operação Herdade, deflagrada em maio deste ano, que resultou na prisão de nove pessoas por suspeita de parcelamento irregular do solo, dano ambiental, corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de influência e associação criminosa. O loteamento irregular gerava uma capacidade de lucro de cerca de R$ 30 milhões.

 

À pasta, os agentes solicitaram dados do Cadastro Imobiliário e de Imposto. As buscas aconteceram no 2º e 8º andar do Edifício Vale do Rio Doce, no Setor Bancário Norte (SBN), onde ficam, respectivamente, a Informática e o Cadastro de IPTU da Secretaria. Os policiais permaneceram no local por cerca de uma hora.

 

Por se tratarem de informações sigilosas, é necessário mandado judicial para quebrar o sigilo fiscal dos suspeitos. Segundo a Secretaria de Fazenda, não se trata de um novo desdobramento da Operação, mas da solicitação de dados de consulta que não estavam elaborados em maio.

 

A Secretaria de Fazenda informou ao Correio que se tratam de informações simples, as quais deveram ser entregues à Dema nesta terça-feira (7/8). Agentes não levaram pastas ou computadores. A Divisão de Comunicação da Polícia Civil do DF informou que não haverá atendimento à imprensa sobre o caso no momento.

 

Servidor investigado

 

Em maio, entre os alvos da Operação, estava o funcionário da Secretaria de Fazenda do DF Danner Martins Moreira de Barros, auditor-fiscal no órgão. O grupo detido atuava principalmente na Colônia Agrícola 26 de Setembro, em Vicente Pires.