04D0984B-33ED-46A6-80E2-FBDBDF005BC8

Operação Cartorium: Polícia Civil do DF prende 5 suspeitos de grilagem

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

A Polícia Civil do DF, por meio da Coordenação Especial de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (CECOR), desencadeou hoje (25/05) a Operação Cartorium, voltada a desarticular organização criminosa que atua na grilagem de terras no Distrito Federal e cidades do Entorno.

 

Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 10 de busca e apreensão no Plano Piloto, Águas Claras, Vicente Pires, Taguatinga, Samambaia e Cidade Ocidental/GO.

As investigações da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) demonstraram que a organização criminosa atua no registro de procurações em cartórios do Distrito Federal, com poderes para negociação de imóveis, por meio da apresentação de documentos falsos.

 

Dessa forma, os membros da organização criminosa se passam falsamente pelos reais proprietários e outorgam procurações para terceiros venderem os imóveis das vítimas.

 

Entre os terrenos negociados pela organização criminosa foram identificados loteamentos no Setor de Mansões Dom Bosco, no Condomínio Sol Nascente e uma fazenda em Cidade Ocidental avaliada em mais de R$ 600 mil que foi vendida a um membro do grupo criminoso por apenas R$ 100 mil.

 

O líder da organização criminosa, preso na manhã de hoje em Águas Claras, já contava com antecedentes de roubo, receptação, uso de documento falso e diversos estelionatos, crimes pelos quais foi preso anteriormente.

As investigações ainda estão em andamento. Por isso, as prisões temporárias, pelo prazo de cinco dias, são destinadas a auxiliar a instrução criminal, sendo o próximo passo a análise de todo o material apreendido e o interrogatório dos suspeitos.

A Polícia Civil espera chegar a mais envolvidos nos supostos crimes cometidos pela organização criminosa, estelionato e parcelamento irregular do solo.