photo_2022_09_08_19_03_55-26409122 Divulgação/OAB-DF

OAB fortalece movimento “O DF é da gente” em defesa do Fundo Constitucional

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos – O presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, quer aproveitar a campanha “O DF é da gente”, criado em março pela entidade para apoio à autonomia política da capital do país para lançar um grande movimento em defesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal. A OAB-DF prepara um ato para a próxima terça-feira com a presença de várias entidades representativas da sociedade, como Sebrae, Fecomércio, Sinduscon, Sindhobar, entre outras, para uma mobilização contra a mudança na correção do Fundo Constitucional aprovada pela Câmara dos Deputados. “Estamos preparando uma nota técnica com informações sobre o impacto da redução dos repasses federais e vamos entregar para todos os senadores”, explica Délio. O governador Ibaneis Rocha (MDB), que além de chefe do Executivo presidiu a OAB-DF, será convidado.

Celular clonado

O deputado Rogério Morro da Cruz (Sem partido) é mais uma vítima de golpe virtual. Ele teve o celular clonado e adverte a amigos, conhecidos e eleitores que não atendam a mensagens em WhatsApp. Estão pedindo em média R$ 1,5 mil. “Não peço dinheiro”, disse o distrital.

Sufoco nas Upas

Pela primeira vez a Comissão de Fiscalização e Transparência da Câmara Legislativa recebeu dirigentes da saúde para prestação de contas à Casa. Em audiência pública, a secretária de saúde, Lucilene Florêncio, e o presidente do Iges-DF, Juracy Cavalcante, apresentaram números de atendimentos na rede pública de saúde. Um dado chamou a atenção da presidente da Comissão, deputada Paula Belmonte (Cidadania): o grande número de óbitos em Upas. A secretária explicou que é por conta de as Upas estarem recebendo pacientes graves que deveriam ir para hospitais, que por sua vez estão com deficit de médicos de emergência.

Totalmente recuperada

A senadora Leila Barros (PDT-DF) está totalmente recuperada da cirurgia no quadril, realizada no início do ano. A campeã do vôlei diz que não sabe como aguentou as dores crônicas que sentiu antes do procedimento, decorrentes de 25 anos da atividade como atleta. As dores incomodaram inclusive na campanha eleitoral do ano passado. Somente alguém com preparo mental e treinamento para esporte de alto rendimento para resistir ao incômodo sem se paralisar. Agora Leila está mais disposta, 5 kg mais magra e ativa no Senado, como presidente da Comissão de Meio Ambiente, e no partido, na condição de presidente regional do PDT. Está se preparando para 2026.

Carinho com o Guará

Em seu primeiro mandato na Câmara Legislativa, a deputada distrital Dayse Amarílio (PSB) tem apostado no eleitorado do Guará. Desde o início da sua atuação parlamentar, a distrital destinou mais de R$3,5 milhões em emendas parlamentares para ações diretas no Guará, sendo 25% das destinações de recursos de seu mandato. Além disso, Dayse protocolou 18 indicações sugerindo ao Governo do DF que proceda com a realização de ações na cidade e quatro requerimentos de informações da administração pública sobre assuntos sujeitos à fiscalização na região. Outras ações do mandato de Dayse Amarilio foram as indicações de manutenção das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 2 e 3 e também da Horta Comunitária da QE 38. “O Guará é prioridade para mim e para meu mandato. Ao longo dos próximos quatro anos, seguiremos investindo na cidade”, afirma a deputada que mora na cidade.

Couvert visível ao consumidor

A proposta de regulamentação do couvert artístico e o repasse de sua cobrança no Distrito Federal será tema da audiência pública amanhã na Câmara Legislativa. O debate é uma iniciativa deputado Pastor Daniel de Castro (PP). Ele é autor do projeto que trata do tema. De acordo com a proposta que tramita na Comissão de Direito do Consumidor da Câmara Legislativa, os valores devem estar afixados em local visível ao consumidor e devem ser repassados integralmente ao artista.

Frente em defesa do transplante

Por iniciativa do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União), será lançada na Câmara Legislativa a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas Pré e Pós
Transplantadas e de Conscientização de Doação de Órgãos e Tecidos. A solenidade será realizada na próxima terça-feira no plenário da Casa.