6D561569-B0F1-4B64-A114-64EE485D42EF

OAB escolhe advogados para representar a entidade no CNMP

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O Conselho Federal da OAB elegeu nesta segunda-feira (04), com 25 dos 27 votos, os advogados Rodrigo Badaró e Rogério Varela para representar a entidade no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Eles agora serão avaliados pelo Senado.

 

A sabatina está marcada para esta terça-feira (05). Em seguida, as indicações serão submetidas ao plenário. Não há controvérsias que dificultem a aprovação dos dois advogados, inclusive pela votação quase unânime na OAB.

 

Rodrigo Badaró (foto) foi conselheiro federal da OAB pelo DF no triênios 2019-2022 e 2010-2013. É um advogado respeitado e com trânsito no meio político.

 

No Distrito Federal, Badaró tem boa relação com diferentes grupos que disputam o comando da OAB, liderados pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), pelo advogado Francisco Caputo, que é conselheiro federal, e pelo atual presidente da Ordem no DF, Délio Lins e Silva Júnior.

 

Integra uma família com três gerações de políticos desde a Constituição de 1891. O tataravô Francisco Coelho Duarte Badaró foi deputado constituinte em 1891 e ministro. O bisavô Francisco Badaró Junior foi deputado e ministro, e o avô Murilo Badaró foi deputado, senador e ministro.

 

Rodrigo Badaró foi ouvidor geral da OAB Nacional, e hoje é conselheiro do CNPD (Conselho Nacional de Proteção de Dados, ligado a ANPD). É também diretor do CESA no DF; e membro efetivo do IADF (Instituto dos Advogados do Distrito Federal) e do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros).

Paraíba

Rogério Varela é conselheiro Federal da OAB pela Paraíba.

Atuou como juiz substituto na categoria de jurista no TRE da Paraíba, é professor titular do Centro Universitário de João Pessoa; professor da pós-graduação da Escola Superior da Magistratura Trabalhista e da Universidade Potiguar.