Alexandre de Paula
O governador Rodrigo Rollemberg, candidato à reeleição pelo PSB, atacou o adversário Ibaneis Rocha (MDB) em entrevista ao programa CB.Poder desta segunda-feira — parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília. Rollemberg afirmou que a campanha de Ibaneis é a “maior demonstração de abuso do poder econômico da história da cidade”. “Ele está fazendo pacto com a grilagem, dizendo que vai construir casas derrubadas com o próprio dinheiro”, afirmou o socialista. Ibaneis e Rollemberg disputam o segundo turno para chegar ao Palácio do Buriti. O emedista teve 41,97% dos votos e o socialista, 13,94%. Ibaneis será o entrevistado do programa nesta terça-feira (09/10).
Rollemberg se defendeu das acusações feitas pelo concorrente de que estaria divulgando fake news para atrapalhar a campanha. “Não preciso inventar nenhuma mentira sobre Ibaneis. O que eu quero é que a população saiba a verdade sobre o que ele representa. Quando a população souber, tenho certeza que terei esses votos”, declarou o atual governador. Ao falar sobre os recursos financeiros do adversário, Rollemberg criticou a atual forma de financiamento eleitoral. “A possibilidade de um candidato financiar a própria campanha gera distorções e privilegia os mais ricos”, observou. “E é isso que nós estamos vendo, uma candidatura que desafia a Polícia Federal, a Justiça Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral, mas esses órgãos estão atentos”, completou.
O governador retomou o discurso contra o que chama de velha política e reforçou a defesa da honestidade e da responsabilidade fiscal. “Pode-se falar qualquer coisa da nossa gestão, mas fizemos um governo sério. A população sabe que a corrupção tira dinheiro da educação, da saúde e da segurança. Por isso, quer governos honestos”, comentou. Rollemberg falou também sobre possíveis alianças no segundo turno e disse estar aberto a qualquer um que esteja disposto, com os mesmos princípios, a auxiliar na defesa da cidade. “Apoio a gente não rejeita”, afirmou o socialista. “É claro que, pela postura que tiveram na campanha, candidatos como Alexandre Guerra (Novo), Fátima Sousa (PSol), Júlio Miragaya (PT) e Paulo Chagas (PRP), se quiserem manifestar o apoio, serão muito bem-vindos.”
Prioridades
Logo no início do programa, ao ser questionado sobre propostas para o serviço público, Rollemberg acenou com a concessão de aumentos ao funcionalismo. “Na lei orçamentária anual, nós já apresentamos um orçamento de R$ 600 milhões destinados à recomposição salarial dos servidores públicos e à contratação de novos servidores. Isso só foi possível porque a gente arrumou as contas no Distrito Federal. Portanto, haverá, sim, recomposição salarial feita de forma responsável e sustentável.”
O segundo governo, segundo ele, terá como prioridades as áreas de desenvolvimento econômico e saúde. “Nosso primeiro governo foi dedicado a arrumar as contas e garantir que o DF não quebrasse. A primeira prioridade agora é o desenvolvimento econômico, com aumento do limite do Simples, retirada do diferencial de alíquota. Outra prioridade é a saúde, em que nós já estamos contratando novos servidores para garantir melhor atendimento para a população”, explicou.
Na segurança pública, o governador classificou o aumento de efetivo e mudanças no plano de carreira da PM como medidas importantes. “Já autorizamos concurso para a Polícia Civil e já estamos concluindo o concurso da Polícia Militar e vamos ampliar o plano de carreira da PM.”
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…