José Humberto Pires
José Humberto Pires Crédito: José Varella/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF José Humberto Pires

Novo Secretário de Governo do DF, José Humberto Pires assume com a missão de ajudar a gerar empregos

Publicado em CB.Poder
ANA MARIA CAMPOS

Secretário na equipe de José Roberto Arruda, entre 2007 e 2009, o empresário José Humberto Pires vai assumir a mesma função na equipe de Ibaneis Rocha (MDB).

Depois de colaborar com a gestão sem um cargo formal na estrutura da atual administração, José Humberto aceitou convite para assumir a Secretaria de Governo. “Não estou atrás de títulos, de importância. Não serei de forma nenhuma maior que ninguém. Quero estar lado a lado com a equipe para buscar as soluções”, disse ao Correio.

Desde a transição, você recebe convites para ingressar no governo. Por que só agora aceitou?
Foi uma decisão difícil pelo foco que estava dando à minha vida. Mas aceitei e estou com muito entusiasmado, muita vontade de contribuir na gestão, na questão de ajudar o governador a fazer entregas.

Mas, mesmo fora do governo, você já vinha ajudando bastante…
Mas sem a obrigação da agenda. Agora, uma coisa é dar uma ajuda pontual. Outra coisa é assumir uma atribuição como essa.

Você vai ser um gerentão do governo?
Essa coisa da gestão, eu gosto muito. Mas o espírito que estou vindo é de muito desprendimento do poder. Eu quero mais é buscar uma integração da equipe, para a gente juntos encontrar as soluções para os problemas. Esse vai ser o meu papel, o de articulação interna e fazer com que as pautas prioritárias possam caminhar. Isso me desafia.

Vai coordenar as demais secretarias?

Não estou atrás de títulos, de importância. Não serei de forma nenhuma maior que ninguém. Quero estar lado a lado com a equipe para buscar as soluções.

E isso deixa o governador Ibaneis mais livre para fazer política?
Eu entendo que ele terá em mim um colaborador que tem esse perfil de gestão, conhece Brasília e está com desprendimento grande para que ele possa ter um pouco mais de tranquilidade. Tranquilidade, não diria. Mas, pelo menos, aliviar um pouco dessa carga de gestão.

Qual é a diferença do trabalho da Secretaria de Governo e da Casa Civil, que será executado pelo advogado Valdetário Monteiro?
A Casa Civil vai cuidar mais dos aspectos legais e institucionais do governo. A Secretaria de Governo vai atuar na gestão. Terei mais condições de ajudar na integração dos programas desenvolvidos pelas secretarias, seguindo o programa de governo definido na transição e na campanha.

Qual é a prioridade?
Queremos ajudar a destravar projetos para incrementar o setor produtivo, gerar empregos e renda. Também atuar na relação entre as administrações regionais e os moradores, nessa relação direta com a cidade. Isso é muito importante. A saúde também é nosso foco. Estou muito animado para contribuir.