whatsapp_image_2023_04_17_at_19_52_17-27838111 Divulgação

Novas ações para garantir segurança nas escolas estão em pauta na CLDF

Publicado em Eixo Capital

Por Luana Patriolino (interina) – O deputado distrital Fábio Felix (Psol) se reuniu com o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, ontem, para discutir sobre ações para garantir segurança nas instituições de ensino da capital. O parlamentar, que é presidente da Subcomissão de Prevenção à Violência nas Escolas, disse ao chefe da pasta que o colegiado dará um tratamento sigiloso às denúncias que receber, encaminhando aos órgãos competentes. “É fundamental a construção de um ambiente seguro e de uma cultura de paz nas escolas do DF”, disse Félix à coluna.

Primeira reunião

Hoje, às 10h, a subcomissão faz sua primeira reunião com órgãos e entidades de defesa da infância e da adolescência. Na conversa com o deputado Fábio Félix, o secretário de segurança explicou que existe um trabalho de inteligência da SSP-DF monitorando possíveis ameaças às instituições. Avelar também afirmou que o plano inclui reforço nas cidades para proteção da comunidade escolar.

De volta para casa

Após ser escanteado pela política local, o ex-deputado distrital Fernando Fernandes voltou aos quadros da Polícia Civil do DF, mas, desta vez, na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia). Além de ficar de fora da Câmara Legislativa, o policial também ficou sem espaço nos cargos de destaque na administração pública da capital.

Críticas

Na última semana, Fernando Fernandes postou um vídeo tapando um buraco em frente a 26ª DP. O tiro saiu pela culatra e a população de Ceilândia e do Sol Nascente, RAs administradas pelo ex-parlamentar, não perdoou. Na internet, os moradores disseram que o delegado deveria ter se preocupado com buracos enquanto era deputado distrital. O vídeo também causou mal-estar no Palácio do Buriti.

Homenagem

Saúde

O Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (IEJA) promove, em 27 de abril, em Brasília, um evento sobre saúde suplementar, com a participação de ministros dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Villas Bôas Cuevas e Antonio Saldanha. O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, também estará presente. O seminário abordará o fomento às políticas públicas e do setor privado em relação à assistência à saúde suplementar.

Ciência forense

Brasília se prepara para receber a 4ª edição da InterForensics — considerado o maior evento de ciências forenses da América Latina. Organizado pela Fundação Justiça Pela Ciência, com apoios da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e da Polícia Federal, a conferência está prevista para acontecer entre 28 e 31 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). São esperados 1,8 mil participantes e mais de 200 palestrantes.

Defesa das mulheres

Responsável pelo resgate das juízas afegãs que fugiram para o Brasil depois da tomada do poder pelo Talibã, a juíza Renata Gil, ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), lança, hoje, em Brasília, o Instituto Nós Por Elas. O projeto vai dar continuidade às ações de combate à violência contra a mulher, tanto no Brasil como no exterior. A magistrada também é responsável pela idealização da campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, que incentiva vítimas de ameaças, abusos e agressões a pedir socorro com um “X” na palma da mão.