Por Samanta Sallum – Um debate antigo e polêmico deve voltar à Câmara Legislativa na próxima terça-feira, na última sessão deliberativa do ano. Com uma pauta já carregada pela Lei Orçamentaria e pelas tabelas de IPTU e IPVA, há chance de entrar em votação o projeto de lei com uma nova versão da Lei do Silêncio. Mais uma vez prefeitos de quadras residenciais de Brasília e representantes de entidades comerciais estarão travando o debate sobre os limites de barulho.
Readequação de decibéis
A atual Lei 4.092/2008 de controle da poluição sonora estabelece o máximo de volume de som de bares, restaurantes e clubes. Já o Projeto 445/2015 quer atualizar a legislação, elevando para 70 dB. Segundo a Fecomercio e Sindhobar, a lei atual de 30 dB é inexequível. E a principal prejudicada é a classe artística, que viu seu espaço de trabalho reduzido drasticamente.
Cultos e carnaval
Igrejas e templos, pelo projeto, poderão seguir com seus cultos com maior segurança jurídica. Também se regulamenta o volume sonoro de festas de Carnaval e pré-carnaval.
PT dividido
Neste tema, os distritais petistas estão divididos. Chico Vigilante é o autor do texto da lei que está em vigor. Porém, Ricardo Vale é o autor, junto com outros deputados como Rodrigo Delmasso, da Proposta que é mais flexível.
PL define apoio para presidência da Câmara Legislativa
A bancada dos deputados distritais eleitos que compõem o Partido Liberal manifestaram apoio oficial à candidatura do deputado Welligton Luiz (MDB), para a presidência da Câmara Legislativa (CLDF). A decisão foi tomada ontem depois de uma reunião com a Presidente do PL/DF, a Deputada Federal Flávia Arruda.
Secretaria de Contratos e Finanças
Com quatro parlamentares, o PL será o maior partido da Casa nesta próxima legislatura. Foram eleitos os Deputados Daniel Donizet, Thiago Manzoni, Joaquim Roriz e Roosevelt Vilela. O partido vai indicar um nome para assumir a 2a Secretaria da Mesa Diretora, um cargo forte pois cuida de todos os contatos de prestação de serviços CLDF e das finanças. A vice-presidência já está definida para Ricardo Vale do PT.
Abir lança Prêmio de Sustentabilidade e Governança
O deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), integrante do Grupo de Trabalho da Indústria e Comércio do governo de transição, foi um dos homenageados na cerimônia de lançamento do Prêmio Abir Agenda ESG. O evento da Associação Brasileira das Indústrias de Bebidas Não Alcoólicas (Abir) destacou a atuação pautada pela ética, sustentabilidade e governança, reconhecendo também o trabalho de representantes e associados do segmento.
O Presidente da Abir, Victor Bicca, entregou o troféu ao deputado, que fez uma forte defesa da Zona Franca de Manaus. A cerimônia foi realizada em Brasília, no Museu Nacional da República. O vice-governador Paco Britto também esteve presente.
Encontro do Lide Brasília apresenta balanço do governo de transição
Passadas as eleições, Paulo Octávio reassumiu a presidência do Grupo de Lideranças Empresariais (Lide) em Brasília. A partir de agora retoma a programação em almoço-debate para 80 convidados, na próxima quinta-feira. O convidado especial é o secretário de Governo, José Humberto, que foi coordenador do governo de transição no DF. Ele fará um balanço do trabalho, apontando diretrizes para o segundo mandato do governador Ibaneis Rocha (MDB). O encontro será no Brasília Palace Hotel.
Só Papos
“Sempre achei que emenda de deputado é importante. O que não precisa é ser secreta. Pode ser muito importante se estiver acoplada ao orçamento e obras do governo. Quem decide liberar é o Executivo. O presidente Lira sabe o que penso. Se tiver qualquer problema, vamos conversar. Se preciso dez vezes”, presidente eleito da República Luiz Inácio Lula da Silva.
“Orçamentariamente, o Congresso Nacional vem tratando daqueles municípios mais distantes, mais carentes, de uma forma mais evidente. O orçamento malfadado que chamam de secreto ele é municipalista, é amplo, democrático. Não há ministro [que dê conta] de decidir sozinho se esse recurso vai para Coeté do Noia, em Alagoas, ou se vai para Lagoa Grande, na Paraíba” presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL)
(Foto)
Rollemberg lança Valdir Oliveira como candidato
O nome de Valdir Oliveira, que termina o mandato no Sebrae/DF este ano, se fortalece a cada dia no PSB, partido que se filiou. Ele já é apontado como candidato ao GDF em 2026. “Por mim, já teria sido nosso candidato nesta eleição. Ele reúne as características necessárias para a vida pública: é competente, leal e correto”, afirmou Rodrigo Rollemberg (PSB). O ex-governador do DF foi um dos mais votados para deputado federal, mas perdeu a vaga por falta de quociente eleitoral partidário. Está recorrendo ao Supremo.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…