Aliado do governador Rodrigo Rollemberg, o senador Cristovam Buarque (PDT) criticou o chefe do Executivo em discurso na tarde desta quinta-feira (29). Cristovam lamentou as cenas de violência registradas ontem, durante o embate entre professores e policiais. “Quero manifestar aqui a minha profunda indignação, porque bater em professor é bater no futuro do país”, disse o senador.
“E depois reclamamos do mau comportamento das crianças. Depois reclamamos da violência dentro das escolas. Esse é o produto de governos que batem em professor, que prendem professor. Eu manifesto minha profunda indignação com esse fato”.
Cristovam disse compreender os argumentos do governo sobre a falta de recursos para pagar os reajustes e sobre a necessidade de liberar as vias na hora da manifestação, mas afirmou que nada justifica a violência. “Quando a gente analisa as contas, de fato o governo anterior irresponsavelmente comprometeu gastos. Ainda veio a crise que baixou a arrecadação. É explicável, mas não justifica a maneira como o professor é tratado na rua”, ponderou.