Nem Lula nem Bolsonaro 

Publicado em GDF

Eixo Capital publicada em 29 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos 

O ano de 2024 não foi tão duro como 2023 e os anteriores, marcados pela pandemia de covid-19, eleições e o 8 de janeiro. Mas também foi de desafios para o governador Ibaneis Rocha (MDB). Ele perdeu dois amigos e parceiros da política: o jornalista Paulo Pestana, para a dengue, e o advogado Juliano Costa Couto, para o câncer. Mas foi também um ano de realizações. Foram muitas obras e ele termina estes últimos 12 meses com a entrega da Sala Martins Penna, do Teatro Nacional, além do início da recuperação da Sala Villa Lobos, ambas fechadas desde 2003. Também houve uma importante vitória política, ao, mais uma vez, manter o Fundo Constitucional do DF nos parâmetros de correção atuais. Em entrevista ao CB Poder, Ibaneis reconheceu a difícil relação com o governo Lula. Também fez críticas ao decreto que regulamenta o uso de armas pelas forças de segurança e se autodeclarou um político de centro-direita, mas não um bolsonarista. Ou seja, segue o caminho dos que nem são Lula nem Bolsonaro.

O que o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse em 2024:

“O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, tem grandes desafios pela frente. Mas é um homem preparado para a tarefa. Seu perfil agregador é o que o Brasil precisa neste momento para enfrentar questões que afetam a vida do cidadão no curto prazo”

“Com o aumento do número de casos de dengue, temos intensificado as ações de combate à doença e estamos com todos os órgãos empenhados nesse combate. Tenho certeza de que, juntos, conseguiremos enfrentar esse desafio”

“Gostaria de parabenizar o novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino! Eu tive a honra de ser seu aluno e testemunhar de perto sua brilhante trajetória como jurista. Tenho certeza de que sua vasta experiência será fundamental para fortalecer a democracia brasileira”

“A trajetória política de Celina é marcada por um trabalho excepcional em prol da nossa comunidade desde o início. Ela merece todas as homenagens e reconhecimento pelo seu comprometimento com o DF.”

“Perdi um grande amigo. Era um profissional genial, profundamente comprometido com o Distrito Federal, com o destino de uma cidade com a qual se identificava. Deixa uma saudade difícil de preencher. Somos todos eternamente gratos a Paulo Pestana”

“No primeiro trimestre de 2024, registramos no DF o menor número de homicídios dos últimos 25 anos, resultado da consolidação das políticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) por meio do programa DF Mais Seguro. Com a integração de ações entre diversos setores do governo e da sociedade, alcançamos uma redução de 21,1% nos homicídios consumados em relação ao ano passado”

“Juliano Costa Couto foi um advogado pleno e um líder incontestável à frente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, entidade que presidiu de 2016 a 2018, e onde tivemos a oportunidade de trabalhar juntos, revelando sua competência, equilíbrio e permanente disposição para o diálogo. Deixa um legado que há de inspirar a reafirmar, a cada dia, o compromisso com o espírito público que nos anima. Seu nome será sempre recordado com saudade, tanto pelos amigos e amigas, pela advocacia”

“Ultrapassamos a marca de 1 milhão de pessoas com emprego formal no Distrito Federal. Esse é um indicador de que estamos caminhando na direção do desenvolvimento e da empregabilidade. Só em 2024, foram mais de 34 mil novas carteiras de trabalho assinadas, e isso me enche de orgulho”

“Referência do cinema brasileiro, o professor Vladimir Carvalho dedicou sua arte para denunciar injustiças e dar voz aos desassistidos numa época de censura e de perseguição política. Contribuiu para mudar a linguagem cinematográfica brasileira, formou uma geração de aguerridos cineastas, levou e enobreceu o nome de Brasília no cenário cultural internacional. Que Deus receba seu espírito e conforte os familiares e amigos. Decreto luto de três dias no Distrito Federal”

“Em visita ao Vaticano, convidei pessoalmente o Papa Francisco para ir ao Distrito Federal, no aniversário de Brasília, quando comemoraremos os 65 anos da nossa Arquidiocese. Mayara e eu aproveitamos a oportunidade para rezar por nossa cidade e por todo o Brasil”

“Hoje, o investimento na infraestrutura do país, como um todo, tem sido feito a partir da organização que os governadores têm imprimido. O governo federal tem feito muito pouco na questão do investimento na infraestrutura do país”

“Essa Reforma Tributária é uma coisa que preocupa a todos, corremos risco de termos uma das maiores cargas tributárias do mundo. Isso vai diminuir o consumo, vai diminuir a renda da população e vai diminuir também a produção das empresas”

“Vou ser muito sincero. O meu diálogo com o governo federal não é bom. Porque eu tenho sido muito, digamos assim, maltratado pelo governo federal, principalmente — e aí eu falo de forma muito clara —, pelo presidente Lula e alguns assessores que estão ali”

“Temos um histórico de que todas as capitais da República sempre foram mantidas pelo governo federal, desde o Estado da Guanabara. Não faz sentido, agora, no contexto da verdadeira política e do pacto federativo, impor à capital da República uma mudança que alterará o Fundo Constitucional e prejudicará o Distrito Federal”

“Sempre digo que eu sou de centro-direita, mas eu nunca fui bolsonarista”

“Se nós chegarmos a 2026 com essa mesma temperatura que nós temos hoje, certamente nós vamos ter uma eleição que não vai ter um resultado que deveria acontecer, que seria pacificação nacional”

“Hoje, conquistamos uma vitória importante para o Distrito Federal e para o Brasil! O corte no Fundo Constitucional, que é um patrimônio de todos os brasilienses e brasileiros, foi retirado do texto final pela Câmara Federal, o que reforça a importância de Brasília como capital do país e assegura investimentos essenciais em segurança, saúde e educação. Agradeço aos parlamentares pelo compromisso com essa causa. Seguiremos firmes na defesa do DF!”

“O nosso Teatro Nacional está oficialmente reaberto! Devolver este espaço ao povo do DF foi uma promessa cumprida. E agora, com muito orgulho, vemos o Teatro de portas abertas novamente, com a Sala Martins Pena, que marca um novo capítulo na história da cultura da nossa cidade”

“Decreto que regulamenta o uso da força por policiais está entregando a população aos bandidos e intimidando as forças policiais”

“Vamos ver se o governo Lula agora também para de me incomodar”

Mandou bem

Em 2024, o Brasil bateu a menor inflação em quatro anos e o desemprego mais baixo da história (6,1%). Foram 2,2 milhões de empregos formais gerados neste ano, segundo o IBGE.

Mandou mal

Por conta do aquecimento global, 2024 ficou marcado por eventos extremos sem precedentes na história, como a enchente no Rio Grande do Sul, que provocou mortes e destruição.

Só Papos

“Nós vamos acabar com a fome até o dia 31 de dezembro de 2026” Presidente Lula

“O maior  fabricante de mentiras do mundo” Ex-presidente Jair Bolsonaro

Enquanto isso… Na sala de Justiça

O presidente Lula precisa tomar uma decisão sobre quem assumirá a vaga no STJ, aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz, no quinto constitucional do Ministério Público, e da Justiça Federal, na sucessão de Assusete Magalhães. As duas listas tríplices foram definidas há dois meses e meio e os candidatos aguardam uma decisão. Os arranjos estão sendo feitos nos bastidores. Aguardam o ato do presidente Lula os procuradores Maria Marluce Caldas Bezerra, do Ministério Público de Alagoas (MPAL); Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre (MPAC); e Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal (MPF). Entre os candidatos da Justiça Federal, esperam a notícia os desembargadores federais Carlos Augusto Pires Brandão; Daniele Maranhão Costa e Marisa Ferreira dos Santos. No páreo, três homens e três mulheres.