Moro
Moro Maurenilson Freire/CB/D.A Press Moro

Nem entre investigadores há consenso sobre Coaf com Moro

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O tema é polêmico. Nem entre investigadores há consenso sobre a necessidade de transferir o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o da Justiça e Segurança Pública. O ex-juiz Sérgio Moro defende que o órgão seja usado como auxiliar no combate à corrupção. Ninguém pode discordar de que qualquer incremento nesse trabalho é positivo.

2 X 1

No fim das contas, os senadores Leila Barros (PSB/DF) e José Antônio Reguffe (Sem Partido/DF) votaram a favor da transferência do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob as ordens de Sérgio Moro. Izalci Lucas (PSDB) seguiu as orientações do presidente Jair Bolsonaro e votou o texto como saiu da Câmara, com o órgão subordinado ao Ministério da Economia, para evitar que a MP da Reforma Administrativa caducasse e a redução do número de ministérios de 29 para 22 perdesse o efeito.

Próxima assembleia da União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa será em Brasília

O governador Ibaneis Rocha representou o Distrito Federal em Lisboa, na 35ª Assembléia-Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), entidade da qual o Distrito Federal foi um dos idealizadores, em evento realizado no salão nobre da Câmara Municipal de Lisboa. Participaram o presidente da Câmara — e governador de Lisboa, Fernando Medina; o ministro de administração de Portugal, Eduardo Cabrita; a governadora de Luanda (Angola), Maria Antônia Nelumba, e o secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho, além de representantes de diversas cidades dos países da CPLP. Durante o evento, Ibaneis apresentou a proposta de que a próxima assembleia geral da UCCLA, prevista para 2021, seja realizada pela primeira vez em Brasília. A proposta foi aceita por unanimidade.

Anos de tramitação

A investigação da Polícia Civil do DF sobre o envolvimento de policiais militares em milícias em um esquema de grilagem de terras no Sol Nascente, na Operação Horus, deflagrada ontem, começou em 2011 e foi concluída em 2016. Mas saíram agora as medidas judiciais de busca e apreensão e de prisão preventiva com o recebimento da denúncia pela Auditoria Militar do DF. Com o cumprimento das medidas ontem, novos desdobramentos poderão surgir. O trabalho foi acompanhado pela Corregedoria da Polícia Militar do DF

Repescagem

A Terracap lança hoje mais um edital para regularização do Jardim Botânico. Moradores têm mais uma chance para comprar seus terrenos. São 21 famílias que não se habilitaram para participarem do processo. Os lotes são localizados nos condomínios Estância Jardim Botânico, Mansões Califórnia, Portal do Lago Sul e San Diego. Os terrenos foram contemplados no programa de venda direta de 2007, mas, na época, não apresentaram a proposta de compra ou não atendiam à legislação vigente.

A pergunta que não quer calar….

O aumento do número de casos de dengue no DF se deve à falta de investimentos?

Discurso mais quente

Os transtornos provocados pela explosão da subestação da CEB na área central de Brasília, que deixou até o HRAN sem luz, alimentam o discurso do governo de privatização da empresa. Há risco de a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) não renovar a concessão da CEB.

Gastos

O Corpo de Bombeiros do DF vai gastar R$ 16.886,96 com a compra de pastas para diplomas e condecorações.

Siga o dinheiro

R$ 425.000

Aquisição, por pregão eletrônico, de cinco carros tipo sedan médio, da Nara Veículos, destinado ao transporte de deputados distritais e servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal em atividades parlamentares e administrativas.

Carnaval em Brasília

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF autorizou o pagamento de diárias e passagens aéreas para que integrantes da Vila Isabel viessem a Brasília discutir a elaboração do samba-enredo do carnaval de 2020 sobre a capital. A escola de samba vai prestar uma homenagem ao aniversário de 60 anos de Brasília. Dois carnavalescos receberam duas diárias e outros dois, sete.