coronavírus
coronavírus Crédito: AFP coronavírus

Negros são maioria entre os hospitalizados por covid no DF

Publicado em Eixo Capital, Notícias
Coluna Eixo Capital/Por Alexandre de Paula

Os reflexos da segregação racial no Brasil e na capital podem ser vistos nas análises do número de pacientes com covid-19, mostrou um estudo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Para a maior parte dos contaminados (69%), não há identificação de cor, mas a pesquisa levou em conta a avaliação entre aqueles em que há essa classificação. O resultado mostra desigualdade na proporção de negros e não negros hospitalizados no DF. Entre 15 de março e 14 de junho, 20% eram negros e 7% não eram na rede pública (que concentrou 68% das hospitalizações). Na rede privada, no mesmo período, 15% eram negros e 13%, não. O restante do percentual diz respeito aos registros para os quais não há informação de raça.

Alerta

A informação de que o governador Ibaneis Rocha estudava a possibilidade de lockdown por alguns dias no Distrito Federal mostra que o sinal de alerta está aceso no Executivo local por causa do aumento do número de casos e de mortes. Ibaneis suspendeu a análise pela chegada de novos respiradores. Mas, se a epidemia continuar crescendo com a velocidade atual, é possível que a medida volte a ser colocada na mesa de discussões.

Mudanças à vista

As eleições das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem passar por mudanças. A Comissão Eleitoral do Conselho Federal da entidade aprovou propostas para que o sistema seja digital e também a redução da cláusula de barreira para permitir que jovens com três anos de inscrição sejam candidatos (hoje, são cinco anos). Essas duas proposições são do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr. As medidas precisam ser avaliadas no pleno do Conselho Federal da OAB.

Posição

O senador Reguffe (Podemos-DF) votou favoravelmente ao novo Marco Legal do Saneamento, aprovado pelo Senado nesta semana. “Em pleno século 21, 57% dos brasileiros não têm saneamento básico. O projeto vai permitir que onde o Estado não consegue fazer, que se possa fazer parcerias com a iniciativa privada para isso. Fora de qualquer disputa ideológica, é algo justo e vai beneficiar, principalmente, os mais pobres”, justificou.

Seminário LGBTQIA+

A Câmara Legislativa promove, na segunda-feira, o primeiro seminário LGBTQAI+ . A iniciativa será virtual e faz parte das tradicionais ações feitas em junho, mês histórico na luta pela diversidade. A orgaização é do deputado distrital Fábio Felix (PSol), presidente da Comissão dos Direitos Humanos. Em pauta no debates, estarão a defesa da democracia e o papel do movimento LGBTQIA na luta antirracista a partir da onda mundial de protestos.

Merenda

As denúncias de possíveis irregularidades na contratação da merenda escolar e a possibilidade de terceirização no DF geraram preocupação entre os parlamentares do DF no Congresso Nacional e foram assunto entre eles nos últimos dias. A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) pediu à coordenadora da bancada, a deputada Flávia Arruda (PL), que solicite uma reunião com o governador Ibaneis Rocha para tratar sobre o tema. Depois das denúncias, a Secretaria de Educação suspendeu o processo. Houve também uma série de exonerações na pasta em cargos que teriam participação no processo.

Só papos

“Eu tinha a minha mais absoluta convicção de que ele (Fabrício Queiroz) seria executado no Rio de Janeiro”

Frederick Wassef, ex-advogado do senador Flávio Bolsonaro em entrevista à revista Veja

 

“Só eu ou mais alguém acha esse Wassef um cínico deslavado?”

Túlio Gadelha (PDT-PE), deputado federal