Ibaneis carnaval
Ibaneis carnaval Renato Alves/ Agência Brasília Ibaneis carnaval

Na abertura do carnaval, Ibaneis promete Cidade do Samba e retomada de desfile das escolas

Publicado em CB.Poder

O governador Ibaneis Rocha entregou as chaves da cidade ao Rei Momo nesta sexta-feira (02/03), durante cerimônia que marcou a abertura do carnaval. Diante de representantes de escolas de samba, o chefe do Executivo anunciou a retomada dos desfiles das agremiações, paralisados em 2014, no ano que vem. “O carnaval é cultura, mas também gera emprego e renda”, justificou o governador. A meta é retomar os desfiles com recursos da Lei Rouanet e com dinheiro da Lei de Incentivo à Cultura do DF.

 

Ibaneis disse que o governo vai buscar formas de retomar os desfiles com apoio da iniciativa privada, por meio de parcerias, para que haja o menor gasto possível de dinheiro público. Outra promessa do governador foi a criação da Cidade do Samba, um espaço para reunir as agremiações e oferecer espaço para bares e restaurantes. O GDF fará estudos para identificar uma área adequada ao projeto. “Queremos que a população do Brasil do mundo venha conhecer o samba no Distrito Federal”, justificou Ibaneis. A ideia do governo é fazer o empreendimento por meio de parceria público-privada.

 

Ibaneis garantiu a segurança da cidade e disse que o planejamento da Polícia Militar foi efetivo, com a adoção de fiscalização eletrônica. Afirmou ainda que o governo tomou medidas para evitar o assédio em blocos e festas. “A gente sabe que há o excesso de bebida, o excesso muitas vezes de exposição, as pessoas durante o carnaval se vestem de maneira mais provocativa, e isso às vezes incentiva. Mas nós vamos trabalhar com a polícia presente, distribuindo cartilhas, mostrando a presença do Estado, para que todos possam curtir o carnaval de maneira muito tranquila “, declarou Ibaneis.