Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos
As imagens acima mostram como é importante o trabalho dos órgãos de controle no combate aos desvios de recursos, improbidade administrativa e corrupção. Uma multa cobrada do senador cassado Luiz Estevão pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) mudou a realidade das crianças que frequentam o Centro de Ensino Ponte Alta de Baixo, no Gama.
A escola inaugurou a quadra poliesportiva e a pista de atletismo construídas com recursos de multa aplicada em condenação em processos de improbidade administrativa. O valor também foi usado para a cobertura da área interna da escola. O colégio que funciona há 40 anos recebe 240 alunos da educação infantil ao 9º ano e os estudantes nunca tiveram espaço adequado para praticar esportes. Vários desenhos feitos pelas crianças emocionaram os promotores de Justiça. Os alunos agradecem o Ministério Público pela iniciativa.
Pagamento de impostos mais fácil e rápido
Em tempos de política para ampliar a arrecadação, a Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão tem bolado algumas estratégias para receber mais rapidamente os impostos devidos. Desde abril, por exemplo, está mais prático calcular e pagar o imposto de herança e doação, como é conhecido o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). Não é mais necessário comparecer a uma agência da Receita, abrir um processo e aguardar sua tramitação, o que poderia levar até 90 dias. O contribuinte pode emitir o boleto de pagamento pela internet. Para isso, basta acessar o portal ww.receita.fazenda.df.gov.br, preencher a declaração eletrônica e um sistema desenvolvido pela secretaria calcula automaticamente o valor do imposto e gera o boleto de pagamento.
Bolsonaro exonera Fona
Durou pouco a passagem do jornalista Paulo Fona pelo governo Bolsonaro. Nomeado na semana passada para o cargo de secretário de Imprensa da Presidência da República, o ex-secretário de Comunicação do governo Rollemberg foi comunicado ontem de que estaria fora. Bolsonaro considerou o passado de Fona como ex-militante do PT. Fona trabalhou em vários veículos de comunicação e em governos de diferentes partidos. Além de Rollemberg, Fona trabalhou com Joaquim Roriz (então no MDB), com Yeda Crusius (PSDB) e Ronaldo Caiado (DEM).
Unidos para prestigiar novo advogado
Adversários nas duas últimas eleições para o comando da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior e Juliano Costa Couto se uniram para entregar a carteira da ordem ao novo advogado da cidade Gustavo Costa Couto. Filho do ex-presidente da OAB-DF, o jovem advogado passou no exame e já está advogando. A caçula de Juliano, Manuela, quem sabe um dia siga os mesmos passos, também participou da festa.
Cobrança antes do vencimento
A Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão adotou também estratégia de mercado para “lembrar” os contribuintes de que a parcela do IPTU está para vencer. Antes mesmo do prazo estabelecido para pagamento, o órgão envia e-mail informando que a data está chegando. Esta é uma forma educada de cobrança.
Só papos
O que estamos vendo é uma escalada autoritária, que começa exatamente assim, com o uso político das polícias. Vamos enfrentar essa prática e fazer este embate em todas as frentes, judicial, midiática, política, até a verdade prevalecer.
Presidente do PT, Gleisi Hoffmann
A Gleisi se supera, sério! Gleisi diz que PT vai processar Moro por áudio do PCC. Um bandido (PT) falando de outro bandido (PCC)… É tipo novela mexicana rsrs
Deputado estadual Fernando Franscischini (PSL-PR)