Liliane Roriz
Crédito: Google.com/Reprodução da Internet. Deputada distrital Liliane Roriz. Reprodução Liliane Roriz

Ministério Público Federal denuncia Liliane Roriz por corrupção eleitoral

Publicado em CB.Poder

A deputada distrital Liliane Roriz (PTB) é alvo de uma denúncia do Ministério Público Federal pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral e corrupção ativa eleitoral. A ação foi apresentada na última terça-feira ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que vai decidir se aceita ou não a denúncia. As acusações contra a parlamentar têm relação com a campanha eleitoral de 2010, quando Liliane concorreu ao cargo de deputada distrital pela primeira vez.

 

De acordo com o Ministério Público Federal, Liliane teria omitido doações de serviços voluntários prestados por sete cabos eleitorais. O MPF sustenta que a parlamentar fez falsa declaração de pagamento de serviços prestados por dois cabos eleitorais e ainda teria prometido a pelo menos três pessoas nomeações em cargos públicos em troca de votos e apoio político.  “O sucesso eleitoral não se contentaria com o trabalho dos ‘cabos eleitorais’, sendo necessário também que eles votassem na denunciada, de modo a aumentar as chances de obter o prometido emprego”, diz a denúncia.

 

Em depoimento, testemunhas disseram ter trabalhado voluntariamente na campanha de Liliane Roriz, mas a doação desses serviços não consta da prestação de contas da então candidata. O Artigo 350 do Código Eleitoral estabelece que é crime omitir da prestação de contas o recebimento de serviços estimáveis em dinheiro.

 

A advogada de Liliane, Ezikelly Barros, informou que ainda não teve conhecimento da denúncia e que vai aguardar a citação para se manifestar.