MPDFT cobra de empresas por prejuízo com testes de covid

Compartilhe

Eixo Capital publicada em 8 de novembro de 2024, por Ana Maria Campos

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ajuizou ação civil pública (ACP) de ressarcimento ao erário ao Distrito Federal contra as empresas Titanlog Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo e GRU Airport (concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP). Segundo o MPDFT, a Titanlog fez, em 13 de maio de 2020, o registro errado da carga no sistema, inutilizando 9.600 kits para testes de coronavírus RT-PCR. A GRU Airport armazenou os kits fora da temperatura adequada. Deveriam ser armazenados em condições especiais (entre -25º e -10ºC), por se tratar de uma carga perecível, mas ficaram fora da câmara fria, causando perda total e um prejuízo de R$ 1.066.487,85, valor referente aos kits de teste de covid-19.

Câmara Legislativa promove hoje debate com candidatos à OAB-DF

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União) propôs um debate entre os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Distrito Federal (OAB-DF), que será realizado em 8 de novembro, às 19h, no auditório da Câmara Legislativa (CLDF). Mediado pelo jornalista Walter Lima e com a consultoria do desembargador Roberval Belinati (foto), o evento vai colocar juntos novamente os cinco candidatos à OAB-DF. “Esse é um momento decisivo para a advocacia no Distrito Federal. O debate é uma chance para que os advogados e as advogadas conheçam melhor cada chapa, suas propostas e valores, ajudando a construir uma OAB mais forte e representativa”, afirmou o deputado.

Teste-drive das eleições

A OAB-DF vai promover hoje um evento para demonstrar a transparência do sistema de votação para as eleições 2024. A simulação, que ocorrerá em dois períodos, será conduzida pela Comissão Eleitoral, juntamente com a empresa de votação Webvoto (homologada pelo Conselho Federal da OAB e que atuará nas eleições de mais 14 seccionais) e com acompanhamento de auditoria. A partir das 9h30, no mezanino do edifício-sede da OAB-DF, ocorrerá a apresentação do passo a passo para a votação, detalhando cada forma de validação do voto. As cinco chapas concorrentes poderão acompanhar e tirar possíveis dúvidas sobre a visualização do relatório de votação zerado antes e ao final do processo, as chamadas zerésimas. Esse procedimento garante que não há votos inseridos antecipadamente e que o sistema inicia a contagem do zero, assegurando transparência e lisura no processo eleitoral.

Celebrando a vitória com um bom corte de carne

Assíduo frequentador do restaurante Fogo de Chão, o ex-presidente Jair Bolsonaro almoçou na unidade aberta no complexo gastronômico Beira Lago, no dia da vitória de Trump. Na chegada, foi recebido pelo dono do local, o empresário Thiago Jarjour. Foi um encontro casual. Mas Jarjour — que não esconde a simpatia pelo político — ficou satisfeito.

Melhoras

A desembargadora Maria de Lourdes Abreu, ouvidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), está internada no Sírio Libanês, em Brasília, para tratamento médico. Os amigos estão em corrente de orações. E a coluna deseja melhoras rápidas.

Preparando os dentes

Depois de vencer o GP de São Paulo no último domingo, o piloto Max Verstappen veio para Brasília. Genro do tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet, o holandês — que namora Kelly Piquet — aproveitou a passagem por aqui para um tratamento dentário. Esteve no consultório do dentista Ulpiano Santiago. Com chances reais de se tornar tetracampeão, Verstappen tem muitos motivos para sorrir.

Aperto na fiscalização

Seria ontem a última prestação de contas do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) à Comissão de Fiscalização e Transparência da Câmara Legislativa deste ano. Mas a presidente da Comissão, a deputada Paula Belmonte (Cidadania), destacou a necessidade de o Iges resolver falhas de gestão e ainda quer mais uma sessão para tirar dúvidas. Com um saldo positivo de aperto na fiscalização de áreas como saúde e educação, a distrital fica na presidência da Comissão até dezembro, mas garante que vai continuar fiscalizando.

Menos 14 mil ações

O Espaço Conciliar, parceria entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), evitou o ajuizamento de 14 mil ações em 19 meses. A iniciativa, inaugurada em abril de 2023, expandiu e aprimorou o serviço de solução consensual de conflitos, ao desjudicializar as relações sociais, filtrar as demandas pré-processuais e evitar a necessidade de abertura de processos.

Jaqueline Fonseca

Subeditora do Correio Braziliense. Especialista em jornalismo investigativo com dez anos de experiência em cobertura de política, economia, judiciário e Cidades.

Posts recentes

  • CB.Poder
  • Eixo Capital

Investigadores apuram ligação entre ataque a ex-presidente do PRTB e PCC

Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…

1 hora atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • Notícias

Ibaneis propõe reduzir ITBI para 1% em imóveis novos e prontos

Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…

2 horas atrás
  • CB.Poder

MPDFT denuncia ex-vice-presidente do PT-DF por exploração de menores

Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…

21 horas atrás
  • Eixo Capital

Coronel da PM do DF minimizou risco em reunião antes do 8/1

Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…

2 dias atrás
  • Eixo Capital

Coronel minimizou risco em reunião antes do 8/1

Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni  Um áudio…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Bug em app foi decisivo para PF obter detalhes do plano de golpe

Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…

3 dias atrás