O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) ajuizou ação direta de inconstitucionalidade contra lei que determina a notificação prévia antes da atuação de derrubadas por parte da fiscalização no DF.
De autoria da deputada Telma Rufino, a lei que altera o Código de Edificações do DF institui o direito de defesa para invasores de área pública.
No entendimento do MPDFT, a norma é inconstitucional porque impõe uma série de restrições indevidas ao poder de polícia da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), no que se refere à proteção ao meio ambiente e à ordem urbanística.
A lei impede, por exemplo, que a Agefis aplique multas e embargo de obras antes do prazo para o invasor corrigir irregularidades. Outra medida contestada é o fato de um invasor ou grileiro ter direito de se defender, ainda que haja ocupação ilegal de áreas públicas.
Na ação protocolada hoje (01) no Tribunal de Justiça do DF, o MPDFT contesta anda a iniciativa parlamentar em tema restrito ao Executivo.
O texto da ação é assinado pela vice-procuradora-geral de Justiça do DF, Selma Sauerbronn, e pelo promotor Luciano Coelho Ávila, assessor cível e de controle de constitucionalidade do procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…