As manifestações contra o aumento no preço da passagem continuam nesta semana. O primeiro protesto reuniu, segundo organizadores, cerca de 500 pessoas. Não foi suficiente, no entanto, para convencer o governador Ibaneis Rocha (MDB) a rever a decisão. A tendência é que, estimulado também pela oposição, o movimento se mantenha vivo por mais algum tempo.
Na classe política, o tema continua ressoando. Distritais da base, incluindo o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), criticaram o reajuste. Para completar a linha de questionamento, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Ministério Público de Contas (MPC-DF) pediram explicações sobre a decisão.
O deputado distrital Fábio Felix (PSol) quer que o movimento LGBT seja lembrado nas comemorações dos 60 anos de Brasília, celebrado em 2020. A ideia ainda é inicial, mas a intenção é fazer uma festa de todas as cores, com diversos blocos de carnaval, e incluir essa parcela da população, por vezes deixada de lado, nos eventos. O parlamentar procurará a Secretaria de Cultura e Economia Criativa para debater o assunto.
O GDF pretende lançar em fevereiro o edital da licitação para a construção do Hospital Oncológico de Brasília. A obra é uma parceria do Executivo local com o Ministério da Saúde. Há R$ 112 milhões assegurados para a construção em recursos do governo federal. A unidade voltada para o tratamento de câncer é um projeto antigo, que estava travado e voltou a correr no fim de 2019.
Estelionatários estão usando o nome da Companhia Energética de Brasília (CEB) para aplicar golpes em moradores do Distrito Federal. A fraude é cometida por telefone. Os criminosos se passam por funcionários da 4ª Vara Federal e enganam os clientes ao afirmar que a Justiça determinou a troca dos relógios de medição e que o serviço precisa ser pago. Na ligação, os suspeitos passam um falso telefone da CEB. A estatal reforçou que não cobra instalação de medidores e que o atendimento é feito exclusivamente pelo 116.
R$ 20 milhões
Investimento do GDF para gestão das atividades de atendimento aos usuários na Segurança Pública, de janeiro a dezembro de 2019
Diante de reclamações de deputados e dos protestos populares, o governador Ibaneis Rocha (MDB) seguirá firme na decisão que aumentou o valor das passagens de ônibus do Distrito Federal?
“No ano passado, nós quase não conseguimos fechar as contas do transporte no fim do ano. (…) Então, é um ajuste necessário e que está bem abaixo do que seria realmente devido, mas é o que nós precisamos para equilibrar as contas.”
Ibaneis Rocha (MDB), governador do DF“Já estive no GDF como secretária de Estado e sei das dificuldades financeiras pelas quais o governo passa. No entanto, esse reajuste deveria ser justificado pelo GDF com números que demonstrem a real necessidade dos novos valores.”
Leila Barros (PSB-DF), senadora
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…