Foto: Ed. Alves/D.A Press
Portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para conter manifestações na Praça dos Três Poderes e na Esplanada dos Ministérios, como garantia de preservação da integridade física das pessoas, do patrimônio público e dos prédios da União. O prazo para validade da medida é de 33 dias a contar a partir de hoje (17/04).
Na portaria, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, Moro registra que o pedido partiu do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, que dará apoio logístico à operação.
Moro não faz nenhuma referência ao Governo do Distrito Federal e a uma possível atuação conjunta com a Secretaria de Segurança do DF ou com a Polícia Militar do DF, a quem sempre coube conter manifestações na Praça dos Três Poderes e na Esplanada. O contingente empregado será definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segundo a portaria, o prazo da intervenção da Força Nacional de Segurança na área central de Brasília pode se estender, se houver necessidade.
Deputados e partidos reagiram à iniciativa. No Twitter, o PSol informou que apresentará um projeto de decreto legislativo, na Câmara dos Deputados, “para sustar a portaria de Sérgio Moro — que sequer explica os seus motivos”. “Haverá o Acampamento Terra Livre e atos no 1º de maio em defesa da aposentadoria. A verdade é que esse governo não sabe lidar com a democracia”, criticou a legenda. “O governo Bolsonaro se mostra cada vez mais o que verdadeiramente é: autoritário, demagogo e violento”, completou.
A seguir mais informações.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…