Luiz Estevão
Luiz Estevão Crédito: Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF Luiz Estevão

Ministério Público flagra Luiz Estevão em academia

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O Ministério Público do Distrito Federal flagrou o senador cassado Luiz Estevão em uma academia de ginástica do Setor Hoteleiro Sul, onde ele trabalha em uma imobiliária, no período intrajornada. Estevão cumpre pena no regime semiaberto: dorme na Papuda e pode sair durante o dia, para trabalhar. O MP apontou que houve falta disciplinar média, o que poderia levar à suspensão do benefício do semiaberto por um prazo de três meses. Mas a Justiça negou o pedido de cancelamento do benefício. O termo de compromisso de trabalho externo aponta que “durante o horário do almoço, o sentenciado poderá se deslocar do local de trabalho até 100 metros para fazer suas refeições, com prévio conhecimento e autorização do empregador”. A juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais, entendeu que “o horário de almoço deve ser entendido em sentido mais amplo, compreendendo o repouso, saúde, higiene e segurança do trabalho”. Ela autorizou que Luiz Estevão vá à academia nos intervalos de jornada. Agora, a Justiça vai analisar um pedido do senador cassado para estudar fora da cadeia.

Ups and downs

O secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, André Clemente, é o convidado do almoço de hoje oferecido pelo LIDE, grupo de empresários liderado em Brasília pelo ex-vice-governador Paulo Octávio. Uma boa oportunidade para Clemente apresentar avanços e obstáculos na política fiscal do GDF.

Privatização decidida

Ao demitir o diretor-geral da CEB Distribuição, Wander Azevedo, o governador Ibaneis Rocha sinaliza que a privatização da empresa é para valer. Não tem volta. A explosão da subestação da CEB na área central de Brasília na semana passada foi a gota d´água. Wander era contra a medida e pediu mais prazo para tentar recuperar a empresa.

Caiu na dengue

A dengue está pegando geral. A líder da Rede, Marina Silva, é a personalidade pública mais recente a contrair a doença. Essa é a crise do momento no governo do DF. Nos hospitais, muitos idosos estão sofrendo com esse mal. Repelente, gente!

Contracheque encorpado

Os servidores da Câmara Legislativa terão o contracheque gordo neste mês. A Mesa Diretora autorizou o pagamento de metade do 13º salário para ativos, inativos e pensionistas. Quem não quiser o benefício que se manifeste.

Siga o dinheiro

R$ 2.530.052.771

É o montante previsto de renúncia fiscal na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020. Desse montante, a maior parte (R$ 1.810.079.050) é referente a ICMS que deixará de ser arrecadado por concessões de incentivos fiscais. O valor é três vezes e meia maior do que o previsto para investimentos no próximo ano.

A pergunta que não quer calar….

Se o Congresso deixar os estados e o DF de fora da reforma da Previdência, como pretendem deputados e senadores, para evitar desgastes com eleitores, o governo do DF conseguirá aprovação na Câmara Legislativa das mudanças nas aposentadorias?

Fim de uma era

Termina hoje a era do ex-vice-governador Tadeu Filippelli como presidente regional do MDB. O presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, assume a presidência do partido em casa. A convenção que vai sacramentá-lo no comando da legenda, tendo a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, como vice, ocorrerá no auditório da Câmara.

Segurança hídrica em debate no Correio

Será na próxima quinta-feira o debate no auditório do Correio Braziliense, com apoio da Adasa, sobre a crise hídrica, superações e prevenções. Entre os convidados que confirmaram presença no seminário Segurança Hídrica, estão o governador Ibaneis Rocha, a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, e os secretários de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Dilson Resende de Almeida, e de Meio Ambiente, José Sarney Filho, além do presidente da Caesb, Carlos Augusto Lima Bezerra. Diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), Paulo Salles, que acompanhou no cargo a crise de desabastecimento de água e trabalhou para ajudar a resolver o problema, também está entre os confirmados.

Só papos

“Espero dar um abraço no Neymar antes do jogo. É um garoto. Está num momento difícil, mas eu acredito nele”

Presidente Jair Bolsonaro

“Podemos chamar Bolsonaro de tudo, menos de incoerente”

Deputada Érika Kokay (PT/DF)