Zack Stencil / PL
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
Uma possível candidatura de Michelle Bolsonaro (PL), como vice, em uma chapa presidencial, em 2026, tem sido aventada, segundo bolsonaristas. A ideia alimenta especulações na política local. O impacto na disputa pelo Senado fica mais aberta. Positivo para o governador Ibaneis Rocha (MDB) e para a deputada Bia Kicis (PL), dois prováveis postulantes ao mandato de oito anos.
Ao tomar posse, ontem, como presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, o Poli, prestou algumas homenagens ao citar o ex-presidente da seccional Délio Lins e Silva Júnior e ao seu pai, o advogado Délio Lins e Silva. Também agradeceu aos ex-presidentes da Casa Francisco Lacerda e Francisco Caputo Neto por suas contribuições. O presidente do Conselho Federal da Ordem, Beto Simonetti, participou da solenidade.
No governo do DF, há uma sensação de que ainda haverá novos capítulos no avanço sobre o Fundo Constitucional do DF. A avaliação é de que os líderes aceitaram retirar a mudança na forma de correção anual dos recursos, mas não se convenceram. O tema entrou no debate sobre o arcabouço fiscal em 2023 e no ajuste fiscal de 2024. O que vem por aí ninguém sabe ainda. Mas os gestores e políticos locais estão atentos.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anda incomodado com pichações em monumentos e fachadas de edificações públicas. Segundo integrantes do governo, Ibaneis pensa em enviar para a Câmara Legislativa um projeto de lei que estabeleça uma multa administrativa para quem for pego no flagra.
O comodoro do Iate Clube de Brasília, Luiz André Reis, recebeu, na festa de réveillon do clube, o antigo comodoro Hely Walter Couto. Aos 99 anos, o pioneiro, fundador da Pioneira de Borracha, tem muita história e sempre prestigia os eventos do Iate. Quando esteve como comodoro, recebeu figuras ilustres, como o ex-presidente JK. A virada deste ano, aliás, foi um luxo, com bela produção em branco e dourado, comida farta e muita bebida para brindar a data. Sem contar a queima de fogos, um show!
O desembargador de Contas Manoel de Andrade assumiu, no primeiro dia do ano, a Presidência do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). E ele iniciou a gestão com uma agenda intensa de reuniões para definir as ações prioritárias do biênio 2025-2026. Entre as medidas que pretende reforçar estão o uso de inteligência artificial e outras tecnologias para aumentar a eficiência do controle externo.
O Distrito Federal ganhou o Dia Distrital de Prevenção ao Consumo de Álcool por Crianças e Adolescentes em 20 de fevereiro. A lei que estabelece a data no calendário oficial do DF, de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), determina que o tema seja debatido em atividades educacionais, como palestras, workshops e campanhas de informação, voltadas para a conscientização do consumo de álcool na infância e na adolescência. A nova legislação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de 20 de dezembro.
“Dada a teimosia de Lula em manter o pé no acelerador dos gastos (não no freio), a cotação do dólar chegar a R$ 8,48 parece ser apenas questão de tempo. Tchau picanha, tchau Disney!”
Deputado distrital
Thiago Manzoni (PL)
“A luta pelos direitos dos trabalhadores terceirizados continua firme! O Sindicato Patronal, presidido por um bolsonarista, ainda não apresentou proposta digna para 60 mil trabalhadores da limpeza no DF e para os vigilantes, mesmo com convenção vencida em 31/12. Não vamos aceitar!”
Deputado distrital
Chico Vigilante (PT)
Secretário-executivo do Ministério da Saúde na gestão de Nísia Trindade, Swedenberger Barbosa, o Berger, está…
O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade, começa a…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos A empresária Maria Amélia Campos, dona da…
Às vésperas do julgamento mais importante de sua vida, em que a 1ª Turma do…
ANA MARIA CAMPOS Candidato que enfrentou o governador Ibaneis Rocha (MDB) nas eleições de 2022,…
ANA MARIA CAMPOS O governador Ibaneis Rocha (MDB) não esteve na posse do presidente do…