Secretaria de Saúde
Secretaria de Saúde Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press Secretaria de Saúde

Mensagens de WhatsApp ajudaram na investigação contra alta cúpula da Saúde

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Muitas das evidências que levaram à deflagração da segunda fase da Operação “Falso Negativo”, por promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Procuradoria-geral de Justiça do DF, foram obtidas por meio das análises de mensagens por WhatsApp nos telefones de dois investigados: o subsecretário de Administração-geral da Secretaria de Saúde, Iohan Andrade Struck, e o diretor do Laboratório Central do DF (Lacen), Jorge Chamon.

Desmascarados

O presidente Jair Bolsonaro, a primeira-dama, Michele Bolsonaro, a nora Heloisa Bolsonaro, o filho 01, Flávio Bolsonaro, e 04, Jair Renan Bolsonaro, testaram positivo para o novo coronavírus. Vários ministros também. Maria Aparecida Firmo Ferreira, avó de Michele, morreu em decorrência da covid-19. E, mesmo assim, Bolsonaro e os filhos continuam circulando em locais públicos sem máscara.

Vácuo

A coisa está feia mesmo. Em plena pandemia, e não temos ministro da Saúde e nem secretário de Saúde no DF. Interinos estão nas funções.

CPI da Pandemia bloqueada

O deputado Leandro Grass (Rede) conseguiu reunir 12 assinaturas para a instalação da CPI da Pandemia. Além dele, apoiam a investigação Arlete Sampaio e Chico Vigilante, do PT, Julia Lucy (Novo), Fábio Félix (PSol), Eduardo Pedrosa (PTC), Reginaldo Sardinha e João Cardoso, do Avante, Reginaldo Veras (PDT), Roosevelt Vilella (PSB), Daniel Donizet (PL) e Jorge Vianna (Podemos). Mas o quórum não é suficiente para a instalação. Como já há duas CPIs na frente — ambas inofensivas ao governo — a abertura de CPI exige 13 assinaturas. Grass procura mais um adepto da apuração sobre desvios de recursos na compra de insumos para o combate à covid. A Câmara hoje tem uma comissão parada, a do Feminicídio, e uma apenas no requerimento, sobre maus-tratos de animais.

Drama familiar

Contaminada pela covid-19, a deputada Jaqueline Silva (PTB) perdeu o sogro para o novo coronavírus. O marido esteve na UTI. O drama familiar pode favorecer um voto a favor da CPI da pandemia, embora não exista uma relação direta.

Distritais do Avante dizem sim à CPI

João Cardoso e Reginaldo Sardinha, os dois deputados distritais do Avante, partido do vice-governador Paco Britto, assinaram a CPI da Pandemia. Eles se declaram independentes. Perderam espaço no governo Ibaneis depois de votar contra o novo Refis e contra a mudança na alíquota da Previdência dos servidores públicos.

A pergunta que não quer calar….

Um suposto esquema de corrupção para compra de testes para covid pode ter agravado a pandemia no DF?

Siga o dinheiro

R$ 18 milhões

É o valor do prejuízo calculado pelo Gaeco-DF em decorrência de testes para covid-19, valor apontado como suficiente para comprar 900 mil testes rápidos

Só papos

“O DF tem o primeiro secretário de saúde preso no exercício da função em toda a história. Junto com ele, toda a sua equipe. Há pouco mais de 2 meses pedimos a instalação da CPI da Pandemia. Mais do que nunca ela é necessária!”

Deputado distrital Leandro Grass (Rede)

“O secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, e toda a sua equipe sempre estiveram à disposição das autoridades para esclarecer quaisquer fatos, mantendo abertos todos os processos abertos em curso na Secretaria de Saúde, inclusive com acompanhamento on-line do Ministério Público”

Governador Ibaneis Rocha (MDB)